Seja bem-vindo ao BdP – Bureau du Protocole, um blogue actual onde poderá ler artigos sobre variadíssimos assuntos ligados, em particular, ao mundo do Protocolo, da Etiqueta e da Diplomacia.

Welcome to BdP – Bureau du Protocole, a blog where you will have the chance to read many articles on many different subjects specially linked to the field of Protocol, Etiquette and Diplomacy.

Diogo Marques dos Santos

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Espreitar


Quando criei este blogue não quis utilizar a primeira pessoa, embora em alguns casos o pudesse ter feito, optei sempre por usar a terceira pessoa, contudo hoje acho que faz todo o sentido utilizar esse registo, uma vez que se trata de uma situação que se passou comigo.

Esta manhã ia no metro a ler a revista "Sábado" e eis que dou com a senhora do lado não a espreitar mas a ler integralmente o artigo daquela página.

A situação não é inédita, acho que todos já tivemos a tendência, a curiosidade ou a vontade de fazermos o mesmo/todos já vivemos situações semelhantes, eu próprio já tive, mas uma coisa é dar uma espreitadela com elegância e sem quase ser notada e outra, bem diferente, é estar com a cabeça virada para a revista -ou outro elemento- alheia. Quase que dá vontade, e acredite que me deu, de perguntar: Já leu? Posso virar a página? Então o que achou do artigo?

Parecendo que não, no meu ponto de vista, é um gesto um pouco incómodo e nada polido.

Opte sempre pela subtileza e pela elegância nas suas atitudes e nos seus gestos porque nem todas as pessoas reagem da mesma forma perante uma situação semelhante.

Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário