Desde pequenos que os nossos pais, avós, amigos, professores, entre outros, nos ensinam três expressões que devem permanecer ad aeternum na nossa mente: "Obrigado", "Por favor" e "Desculpe".
Claro que com o passar dos anos essas expressões podem ser melhoradas, no caso "Agradecido", "Por Gentileza", "Perdão", respectivamente, contudo a sua essência é sempre a mesma.
O que me leva a escrever sobre esta temática é o facto de muitas pessoas, e isto não tem que ver com a educação que tiveram porque independentemente de se ter estudado num colégio privado ou numa escola pública, de sermos descendentes de famílias mais ou menos abastadas, há certos assuntos/comportamentos que, creio eu, são dados a conhecer a todas as classes sociais, e este é um deles.
No meu ponto de vista, o uso das expressões anteriormente mencionadas não custa, absolutamente, nada e a sua utilização demonstra que somos seres inteligentes, sensíveis e bem formadas e que respeitamos as pessoas que nos rodeiam.
Por essa mesma razão, da próxima vez que pedir um café, que pedir ajuda a alguém, que alguém lhe abra a porta da viatura, que dê um encontrão a alguém, os exemplos podem ser infinitos, lembre-se que é muito apreciado o uso destas "formulas mágicas" para o bom relacionamento entre as pessoas.
Saudações Protocolares
Diogo Santos Rosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário