Ouvimos muitas vezes dizer a célebre frase "Em casa cada um faz o que quer", mas será que é mesmo assim? Será que mesmo em casa não precisamos de estabelecer certas regras de comportamento e de conduta? E na rua? Podemos fazer tudo o que queremos sem daí advirem quaisquer consequências?
No meu ponto de vista obviamente que não.
Independentemente do sítio onde nos encontramos, seja ele mais público ou mais privado, existem princípios que não podem, jamais, ser descurados.
Uma vez que estamos a falar de respeito, este post pretende analisar e criticar comportamentos que todos nós vemos, e alguns praticam, no nosso dia-a-dia e que não são os mais indicados.
Analisemos, com mais detalhe, algumas das situações.
Público
Não falar alto
Não mascar pastilha com a boca aberta
Não comer de boca aberta
Deitar o lixo nos sítios correctos e não para o chão
Não falar de assuntos pessoais em sítios menos próprios
Não falar mal dos outros
Não ouvir música alta nos transportes públicos ou na rua (algo que tem tido um aumento gradual graças às funcionalidades dos novos aparelhos como o mp3, mp4, itouch, iphone, ipod, telemóveis, entre outros)
Não gritar
Não andar despido na rua ou noutros locais públicos
Respeitar as pessoas (em todos os níveis e sentidos)
Higiene (em todos os níveis e sentidos)
Vestuário apropriado
Evitar manifestações excessivas de afecto
Atenção com os animais (em todos os níveis e sentidos)
Toques de telemóvel simples e sem grandes espalhafatos
Desligar todos os aparelhos electrónicos sempre que se estiver num espectáculo (Teatro, Ópera, Cinema, entre outros)
(...)
Privado
Não ouvir música muito alta (em qualquer horário)
Se organizar uma festa tenha a certeza que informou os seus vizinhos para eventuais distúrbios e/ou acontecimentos inesperados
Manter o apartamento/casa limpa e asseada
Cumprimentar (Não precisa de grandes conversas se não privar com a pessoa em questão mas o "Bom dia/tarde/noite" não custa nada e fica sempre bem)
Respeitar as tarefas que lhe são incumbidas (ex: viver num condomínio implica reuniões, decisões, discussões por vezes por coisas pequenas e sem sentido mas se as mesmas não forem respeitadas podem originar situações confrangedoras e desconfortáveis)
(...)
Estas são algumas das muitas regras que deveriam estar bem presentes nas nossas mentes uma vez que vivemos numa sociedade e não isolados.
Saudações Protocolares
Diogo Santos Rosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário