Seja bem-vindo ao BdP – Bureau du Protocole, um blogue actual onde poderá ler artigos sobre variadíssimos assuntos ligados, em particular, ao mundo do Protocolo, da Etiqueta e da Diplomacia.

Welcome to BdP – Bureau du Protocole, a blog where you will have the chance to read many articles on many different subjects specially linked to the field of Protocol, Etiquette and Diplomacy.

Diogo Marques dos Santos

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Imagem cuidada



A Imagem é um ponto muito importante e não pode, de maneira alguma, ser descurado.

A Imagem se for bem tratada revela, sem qualquer dúvida, confiança, cuidado, atenção, interesse, entre outros aspectos. Já uma Imagem descuidada e, em alguns casos, mal tratada, revela desinteresse, alguns problemas de personalidade, desleixo, etc.

É claro que nem todas as pessoas têm a mesma sensibilidade no que concerne a imagem, contudo, no meu ponto de vista, existem certos aspectos que têm de ser tidos em consideração.

Lembre-se que somos os nossos maiores críticos logo a mudança só pode ser iniciada quando nos apercebemos que algo está mal connosco próprios!

Depois desta pequena introdução vamos analisar, com mais detalhe, o que se entende por Imagem.

A Imagem é o que as pessoas vêem - mas que boa explicação, pensarão os meus leitores - mas é a mais pura verdade. A Imagem é a forma como nós nos apresentamos fisicamente, por assim dizer, às outras pessoas.

E o que compreende como uma imagem cuidada? Aqui é relevante dividir por género, ou seja homem e mulher.

Homem

Cabelo arranjado e devidamente cortado
Pela hidratada (corpo, cara e mãos)
Barba (e aqui depende. Deve fazê-la ou apará-la todos os dias. Lembre-se que caso queira deixar crescer a barba deve esperar pelas férias porque como está no seu período de descanso não tem de se preocupar com falhas, borbulhas e outros problemas que possam surgir)
Sorriso bonito e saudável
Roupa devidamente limpa e engomada (Atenção com as calças vincadas! Um vinco é mais do que suficiente, dois nem pensar)
Uma boa gravata (de seda, de preferência)
Unhas devidamente tratadas e limadas
Botões de punho (é opcional, claro, mas confere elegância)
Padrões que estejam de acordo com a sua idade
Sapatos engraxados (note-se que o cinto, os sapatos e o relógio têm de estar em sintonia no que concerne cores)
Acessórios: Um bom relógio, um bom cinto e uma mala de qualidade (para ver alguns exemplos visita o "site" da Louis Vuitton).

JAMAIS: Gravatas com bonequinhos, muitas riscas, padrões anos 80, nem pensar; a roupa deve ter o tamanho certo, nem curta nem larga, entre outros exemplos.

Mulher

Cabelo arranjado e pintado (se for necessário, isto porque as jovens não precisam - a não ser que queiram inovar ou mudar de look e aí é preciso ter extrema atenção as raízes - e muitas senhoras mais velhas ficam extremamente favorecidas com cabelo branco ou grisalho)
Maquiagem (Nada de excessos!. Um baton que jogue bem com o tom de pele, uma boa sombra, um blush, uma base... mas tudo muito simples)
Um sorriso saudável e bonito
Pela hidratada (corpo, cara e mãos)
Unhas dos pés e das mãos limpas, arranjadas e pintadas (nada de cores berrantes!)
Depilação feita
Vestuário adequado à instituição onde se trabalha (Lembre-se que cada empresa tem a sua própria política e os seus próprios estatutos por isso queira observar muito bem o que o/a rodeia antes de tomar decisões que possam não ser bem interpretadas)
Sapatos devidamente engraxados (se for o caso)/estimados
Carteira e/ou mala em perfeitas condições de conservação
Acessórios: brincos (pequenos ou médios), pulseiras (uma, de preferência), anéis (aliança e um anel é o ideal, dois no máximo!), fios ou colares, écharpe de seda ou material de igual valor/lenço.

JAMAIS: Tops, grandes decotes, alças, mini-saias, pulseiras que nunca mais acabam e fazem um barulho irritante e incomodativo, cores berrantes (verdes e rosas choque, NÃO!), entre outros.

Nota:
Apenas uma chamada de atenção para os perfumes. Se estivermos no Inverno devem usar perfumes de Inverno e se estivermos nas estações mais amenas os de Verão por serem mais frescos. Não use perfumes de Inverno no Verão porque se torna insuportável para quem o rodeia.

Não se esqueça que todos os dias somos avaliados - amigos, colegas, chefia, entre outros - por isso temos de estar sempre no nosso melhor. Finja que a rua é uma passerelle e, como tal, tem de estar tão ou melhor do que os modelos profissionais que desfilam com imenso glamour e classe.

Num próximo post irei falar sobre cores, padrões e estilos de roupa.

Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário