Seja bem-vindo ao BdP – Bureau du Protocole, um blogue actual onde poderá ler artigos sobre variadíssimos assuntos ligados, em particular, ao mundo do Protocolo, da Etiqueta e da Diplomacia.

Welcome to BdP – Bureau du Protocole, a blog where you will have the chance to read many articles on many different subjects specially linked to the field of Protocol, Etiquette and Diplomacy.

Diogo Marques dos Santos

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Culturas Europeias: Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte







"O Reino Unido é constituído pela Inglaterra, pelo País de Gales, pela Escócia (que, em conjunto, formam a Grã-Bretanha) e pela Irlanda do Norte. A geografia do Reino Unido é variada, incluindo falésias junto da costa, terras a alta e baixa altitudes e muitas ilhas ao largo da Escócia. A sua montanha mais alta, situada na Escócia, é Ben Nevis, com 1343 metros de altitude.

O Reino Unido é uma monarquia constitucional e uma democracia parlamentar. A principal câmara do Parlamento, a Câmara Baixa (Câmara dos Comuns), é composta por 646 deputados eleitos por sufrágio universal, e a Câmara Alta (Câmara dos Lordes), por cerca de 700 membros, que são os Pares do Reino nomeados a título vitalício ou hereditário e os bispos. Existe também um Parlamento escocês, em Edimburgo, com amplos poderes regionais e uma Assembleia galesa, em Cardiff, com poderes mais limitados para as questões relativas ao País de Gales mas que pode legislar em certas áreas.


Os ingleses representam mais de 80% da população, os escoceses quase 10%, sendo a restante população constituída essencialmente por galeses e irlandeses do Norte. O Reino Unido possui também várias comunidades de imigrantes oriundos principalmente das Índias Ocidentais, da Índia, do Paquistão, do Bangladesh e de África."


Fonte: Europa.eu



Informações Gerais

Nome: Reino Unido, Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte
Capital: Londres
Língua Oficial: Inglês
Moeda: Libra
Governo: Monarquia constitucional e uma democracia parlamentar

Individualidades

Chefe de Estado: S.M. A Rainha Isabel II
Casa Real: Windsor
Presidente do Governo: David Cameron
Primeiro Secretário de Estado e Secretário de Estado dos Assuntos Externos e da Commonwealth: William Hague

Família Real Inglesa



Plano Geográfico/Social



Especificidades


"A economia, uma das mais importantes da UE, assenta cada vez mais no sector dos serviços, embora mantenha uma importante presença no sector da alta tecnologia, assim como noutros sectores. A City de Londres é um centro financeiro mundial.

O Reino Unido, país da revolução industrial, foi berço de muitos cientistas, entre os quais se destacam Isaac Newton e Charles Darwin. O fundador da economia moderna, Adam Smith, era escocês. A literatura inglesa conta com inúmeros poetas, dramaturgos, ensaístas e romancistas, que vão desde Geoffrey Chaucer, passando por Shakespeare e pelos seus contemporâneos, até uma série de escritores modernos como Doris Lessing, Prémio Nobel da Literatura, e J. K. Rowling, autora da série infanto-juvenil Harry Potter .




O Reino Unido oferece uma gama de especialidades regionais e tradicionais aos turistas que visitam o país. Por exemplo, na Escócia deixe-se tentar pelos Arbroath smokies (arinca defumada mal cozida) e na Irlanda do Norte por que não começar o dia com um pequeno-almoço à moda do Ulster composto por bacon frito, ovos, salsichas, soda farls (pãezinhos tipicamente irlandeses) ou pão à base de batata? Uma especialidade tradicional no País de Gales é pãezinhos laver bread, feitos com laver (uma alga marinha comestível) e aveia, comidos fritos e servidos com ovos, bacon e berbigões. No norte de Inglaterra, o Lancashire hotpot feito com carne de borrego ou vaca, batatas e cebolas."



Fonte: Europa.eu

Símbolos Nacionais



"Links" de interesse

Casa Real Britânica: www.royal.gov.uk
Governo Britânico: www.number10.gov.uk
Ministério dos Assuntos Externos e da Commonwealth: www.fco.gov.u
Turismo: www.reino-unido.net/


Saudações Protocolares


Diogo Santos Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário