Sempre ouvi dizer que "o saber não ocupa lugar" e é por essa mesma razão que, pelo menos uma vez no ano, devemos fazer uma reciclagem/investimento a nível académico.
Cada vez mais trabalhamos num mundo globalizado e onde a competição e a evolução são constantes por isso é necessário que os trabalhadores façam um esforço para recordarem conhecimentos esquecidos e/ou aprenderem novos.
Trabalhar nesta área implica, indiscutivelmente, um investimento imenso em formação isto porque há certas coisas que se mantêm mas outras tantas que estão em constante mudança e especialização.
No meu ponto de vista, uma pessoa que trabalha na área do Protocolo e da Gestão de Eventos tem de ter uma cultura geral boa, de preferência até muito boa. Deve saber falar línguas estrangeiras (Inglês e Francês é imperterível), saber de etiqueta, de imagem, de cultura, Portuguesa e Estrangeira, arte, história, literatura, música... conhecimentos vastos em várias áreas.
Embora que esta reciclagem/investimento devesse aplicar-se a todos, para a nossa área são importantes e muito apreciados uma vez que nos cruzamos, dependendo, claro, do sítio onde trabalhamos, com pessoas de vários países e/ou pessoas com diferentes visões, filosofias, experiências e pontos de vista.
Há algum tempo escrevi um artigo para uma revista onde terminava com a seguinte frase, e acho que a mesma se aplica perfeitamente neste post, "na sociedade actual, o que importa é conhecer o mais possível, saber um pouco de tudo (...) para que assim possa haver uma integração na sociedade global".
É apenas um conselho de quem tenta melhorar e aprender todos os dias.
Saudações Protocolares
Diogo Santos Rosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário