A forma como atendemos o telefone diz muito de nós. No meu ponto de vista, é essencial que esta tão simples e corriqueira tarefa seja feita de uma forma cordial, objectiva e perceptível.
Em qualquer instituição onde se trabalhe, e independentemente do cargo e do departamento, todos teremos, um dia, de atender telefonemas sejam eles mais pessoais ou mais profissionais. Tendo em conta que "vemos" tantas pessoas com problemas para atender o telefone (por falta de formação, por falta de delicadeza, etc.) acho que é imprescindível falarmos sobre esta questão.
Quando toca o telefone não é preciso tremer de medo nem tão pouco ser arrogante e parecer mal disposto ou antipático, pois tudo é transmitido voluntária ou involuntariamente, e friso que a comunicação meramente verbal pode ser muito traiçoeira.
Por achar que esta área é essencial para o bom funcionamento e imagem de uma instituição, gostaria de partilhar o que, na minha opinião, não deveremos descurar quando atendemos um telefonema:
- Identificar-se (ex: Departamento de Comunicação, Boa Tarde | Joana Castro, bom dia... Não custa nada e é muito mais profissional)
- Escuta activa (ex: Pois, compreendo, sim, exactamente, entendo, e o típico e sempre português "hum hum")
- Mostrar disponibilidade e simpatia
- Ser cortês
- Ter sorriso na voz
Conselhos e observações:
- Se colocar uma chamada em espera tenha atenção e o cuidado de informar o interlocutor dos passos que vai seguir. Não há coisa mais grosseira que passar chamadas sem dizer a quem passa, deixar as pessoas em espera muito tempo, etc
- Tirar notas (Nome da pessoa, empresa, e outros elementos que ache necessários)
- Faça um pequeno resumo no final da conversa para confirmar se entendeu tudo e se tem os dados correctos
- Despeça-se tão educadamente como se apresentou
- Não deixar o telefone tocar muito tempo (mais de 03 vezes nem pensar!!!)
- Jamais dizer "Tou"
Diogo Santos Rosa
Gostei deste artigo, é de facto muito importante ter em conta estes pequenos pormenores, que muitas vezes fazem grandes diferenças!
ResponderExcluirFalar bem e ser simpático é grátis e não dói!
Todos nós temos dias bons e menos bons, mas não sabemos como se sente a pessoa do outro lado.
Do Porteiro ao Director-Geral, todos gostam de ser bem tratados.
É o que tento fazer a cada dia no meu trabalho e inclusivé nas minha chamadas pessoais.
Bom trabalho Diogo.