Seja bem-vindo ao BdP – Bureau du Protocole, um blogue actual onde poderá ler artigos sobre variadíssimos assuntos ligados, em particular, ao mundo do Protocolo, da Etiqueta e da Diplomacia.

Welcome to BdP – Bureau du Protocole, a blog where you will have the chance to read many articles on many different subjects specially linked to the field of Protocol, Etiquette and Diplomacy.

Diogo Marques dos Santos

sábado, 26 de março de 2011

Culturas Europeias (VI): Reino da Dinamarca


"O território da Dinamarca é constituído pela península da Jutlândia (Jylland) e cerca de 400 ilhas, 82 das quais são habitadas, sendo Funen (Fyn) e a Zelândia (Sjælland) as maiores.

A Dinamarca possui um importante sector piscatório e uma considerável frota de marinha mercante. As principais áreas da actividade da indústria transformadora são os sectores alimentar, químico, de maquinaria, da metalurgia, dos equipamentos electrónico e de transporte, da cerveja, do papel e da madeira. O turismo é também uma importante actividade económica do país.

Do século VIII ao século XI, os dinamarqueses, juntamente com os noruegueses e os suecos (os Vikings), fizeram incursões, colonizaram e comerciaram nos quatro cantos da Europa. Actualmente, os dinamarqueses orgulham-se de viver num Estado que assegura uma sólida protecção social a todos os seus cidadãos.

A Dinamarca é uma monarquia constitucional regida por uma Constituição que data de 1953. O Parlamento unicameral, ou Folketing , é composto por 179 deputados eleitos."



Fonte: Europa.eu


Informações Gerais

Nome: Dinamarca, Reino da Dinamarca
Capital: Copenhada
Língua Oficial: Dinamarquês
Moeda: Coroa Dinamarquesa
Governo: Monarquia constitucional

Individualidades

Chefe de Estado: S.M. a Rainha Margarida II
Casa Real: Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg
Primeiro-Ministro: Lars Løkke Rasmussen
Ministra dos Negócios Estrangeiros: Lene Espersen


Família Real Dinamarquesa


http://kongehuset.dk



Plano Geográfico/Social





Especificidades



"
Entre os dinamarqueses mais célebres contam-se o famoso escritor de contos infantis Hans Christian Andersen, a escritora Karen Blixen e o designer Arne Jacobsen. O cinema dinamarquês ganhou fama internacional graças em especial ao realizador de cinema experimental Lars von Trier.

Entre as especialidades culinárias, refira-se, por exemplo, smørrebrød (uma espécie de canapés), as batatas cozidas ou caramelizadas, a couve-rouxa cozida e o porco ou pato assados."

Fonte: Europa.eu

Símbolos Nacionais


"Links" de interesse





Saudações Protocolares, 


Diogo Marques dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário