Seja bem-vindo ao BdP – Bureau du Protocole, um blogue actual onde poderá ler artigos sobre variadíssimos assuntos ligados, em particular, ao mundo do Protocolo, da Etiqueta e da Diplomacia.

Welcome to BdP – Bureau du Protocole, a blog where you will have the chance to read many articles on many different subjects specially linked to the field of Protocol, Etiquette and Diplomacy.

Diogo Marques dos Santos

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Diferenças Culturais - Presentes do Presidente Obama


No outro dia encontrei um artigo muito interessante na revista "Lux", versão online, que falava sobre os presentes que o Presidente dos Estados Unidos da America, Barack Obama, recebeu no decorrer de 2009. 

A lista é exaustiva, como se pode calcular, mas a "Lux" fez um resumo interessante e que nos permite ver as diferenças entre os Chefes de Estado e/ou Governo e os países que os mesmos representam.

"Barack Obama é um presidente «mimado». A lista de presentes que o líder dos EUA recebeu em 2009 foi divulgada esta quinta-feira e há de tudo um pouco.

De Portugal, Obama recebeu uma lapiseira Faber-Castel oferecida por Durão Barroso, no valor de 292 euros.

Por sua vez, Angela Merkel ofereceu, por duas vezes, uma pasta Montblanc, um serviço de chá e um livro, no valor de mil euros.

Na Rússia, foram gastos 2254 euros por Dmitri Medvedev em vários objetos - entre porcelanas e CD - para oferecer a Barack Obama. 

Gordon Brown presenteou Barack Obama com uma caneta em preto e ouro com base em madeira retirada de um navio histórico britânico, livros sobre Winston Churchill. Em presentes para o presidente dos EUA, Londres gastou um total de mais de 12200 euros.

Abdullah bin Abd al-Aziz Al Saud presenteou os Estados Unidos 19 vezes e gastou no total quase 220 mil euros. Numa das vezes ofereceu um grande medalhão em ouro com o selo Real da Arábia Saudita numa caixa verde de pele, um relógio Jaeger-LeCoultre em bronze e vidro, também numa caixa verde de pele, no valor de 25500 euros. Numa segunda vez um conjunto de joias em rubis e diamantes no valor de 100 mil euros.

Sílvio Berlusconi esmerou-se e presenteou Obama por 13 vezes com dezenas de gravatas num total de 53 mil euros.

O presidente da China foi mais contido e enviou apenas três presentes para o presidente norte-americano, sendo que o mais caro é um retrato da família presidencial, com moldura de seda avaliada em quase 15 mil euros.

Já o Papa Bento XVI ofereceu a Barack Obama um mosaico em moldura dourada, um chaveiro de prata e alguns livros, no valor de 5.854 euros.

Em dezembro de 2009 também o Haiti presenteou os EUA, enviando dois presentes no valor de 4460 euros.


Nenhum dos presentes foi recusado, visto que «a não-aceitação poderia causar embaraço e dano ao Governo dos Estados Unidos», como refere a lista de presentes. No entanto, e de acordo com a lei, a maioria fica armazenado nos Arquivos nacionais."

Fonte: Lux

Saudações Protocolares,

Diogo Marques dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário