Seja bem-vindo ao BdP – Bureau du Protocole, um blogue actual onde poderá ler artigos sobre variadíssimos assuntos ligados, em particular, ao mundo do Protocolo, da Etiqueta e da Diplomacia.

Welcome to BdP – Bureau du Protocole, a blog where you will have the chance to read many articles on many different subjects specially linked to the field of Protocol, Etiquette and Diplomacy.

Diogo Marques dos Santos

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Comunicação Escrita (VIII) - Nomes Estrangeiros

Cada vez mais contactamos com pessoas de vários países e por isso devemos ter cuidados redobrados quanto à abordagem e aos tratamentos. Cada língua tem as suas próprias especificidades e, por isso, quando não a dominamos, e mesmo quando a dominamos mas caso surjam dúvidas, devemos sempre, mas sempre, pesquisar.

Neste post vou centrar a minha atenção nos nomes das pessoas. Imagine que recebe um e-mail mas que não consegue identificar se o remetente é um homem ou uma mulher? Acredite que esta situação pode acontecer, e acontece, mais vezes do que possa pensar. Na cultura ocidental, penso eu, é mais fácil identificar se estamos a comunicar com um homem ou com uma mulher mas imagine que está a trocar e-mails com uma pessoa da República do Congo, da Etiópia ou da Índia?

Não há coisa mais desagradável, e eu felizmente nunca estive perante uma situação semelhante,  embora no estrangeiro seja mais conhecido como Diego do que como Diogo, devido ao espanhol, mas nunca me endereçaram cartas com o "Ms", "Miss"/"Melle" ou "Mrs"/"Madame", contudo creio que deve ser muito desagradável não receber o tratamento correcto, logo, e por uma questão profissional e de cuidado, devemos tentar sempre identificar e conhecer, dentro do possível, o nosso interlocutor. 

Actualmente, temos vários mecanismos que podemos usar. O "google images" é um deles, mas caso este não nos ajude recorremos à Internet em si, ou às redes sociais. Certamente que algum nos irá ajudar.

Lembre-se que é na dúvida é sempre melhor perguntar e pesquisar!

Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário