Seja bem-vindo ao BdP – Bureau du Protocole, um blogue actual onde poderá ler artigos sobre variadíssimos assuntos ligados, em particular, ao mundo do Protocolo, da Etiqueta e da Diplomacia.

Welcome to BdP – Bureau du Protocole, a blog where you will have the chance to read many articles on many different subjects specially linked to the field of Protocol, Etiquette and Diplomacy.

Diogo Marques dos Santos

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Cartões de Visita



Os cartões de visita são muito importantes e é por essa mesma razão que os mesmos devem ser moldados, por assim dizer, ao sítio onde estamos e às pessoas com quem trabalhamos ou queremos trabalhar/conhecer.

Após esta breve introdução impera a questão central: O que deve conter um cartão de visita? Lembre-se que um cartão de visita representa uma pessoa, uma instituição, por isso é comum que o mesmo tenha as seguintes informações e a seguinte ordem - isto num padrão mais tradicional (note-se que cada vez mais se trabalha para a exclusividade e para o factor diferença por isso é normal que encontre cartões noutros estilos e padrões):

Logo/Nome da Empresa
Nome do funcionário
Função do funcionário
Contactos (morada, telefone, fax, e-mail e Website)

Uma vez que falámos na estrutura, creio que é igualmente relevante abordar o que devemos fazer e não fazer quando recebemos/damos um cartão de visita:

Do's

  • Olhar para o cartão que recebeu
  • Guardá-lo num sítio que não ofenda o seu interlocutor (no bolso do casaco, na sua mala, na bolsa que tem para os cartões de visita, entre outras opções)
  • Respeitar o cartão de visita que entrega e que recebe

Dont's
  • Colocá-lo no bolso das suas calças
  • Deixá-lo em cima de uma mesa (Na Europa não é comum fazê-lo, mas noutros países pode acontecer)
  • Dobrar o cartão de visita
  • Escrever no cartão de visita (só se for para colocar um contacto mais pessoal, o que pode acontecer)
  • Riscar o cartão de visita
  • Ignorar o cartão de visita


Especificidades

  1. Por uma questão de delicadeza e interesse é preferível que, sempre que visite países com a China, o Japão, países árabes, entre outros, tenha o seu cartão de visita na sua língua (na frente) e na língua do país que visita (no verso) e que o mesmo seja dado na língua do seu interlocutor (peça ajuda a um tradutor ou à Embaixada do país que vai visitar. Note que fazer um cartão de visita pode ser aparentemente simples contudo pode ser uma tarefa complexa e exigente).
  2. Quando der um cartão de visita a um nativo asiático tenha o cuidado de o dar com as 02 mãos
  3. Em certos países não utilize a mão esquerda para trocar cartões, isto porque essa mão está associada à higiene pessoal (ver artigo).
Saudações Protocolares & boas visitas!

Diogo Marques dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário