Depois de alguns anos a apresentar-me, seja a nível pessoal, seja a nível académico ou profissional, comecei a pensar o que seria melhor fazer para que uma apresentação fosse bem sucedida, isto porque, e infelizmente que é assim, pelo menos para mim, são precisos apenas alguns segundos para estabelecer uma impressão de uma pessoa e, normalmente, principalmente quando não há mais contacto com essa mesma pessoa, é essa primeira impressão que fica, seja ela boa ou má!
No meu ponto de vista, são vários os factores que deve ter em consideração quando se apresenta, nomeadamente a nível de imagem e de atitude.
Quanto à imagem, francamente isso terá muito que ver com o sítio e com a situação. Analisemos um evento mais formal (ex: reunião ou jantar de negócios), nesse caso deve optar por um fato/vestido mais clássico e adequado à situação. Nada de excessos (perfume, acessórios, etc), o equilíbrio e a harmonia devem ser dois conceitos predominante na sua mente e na sua vida.
No que concerne atitude, deve ser, e desculpem-me o uso deste pronome, mas neste momento é o que me ocorre, embora não seja o mais correcto, "você" mesmo. Não invente um personagem que não é ou um que gostaria de ser. Seja honesto, educado, polido, simpático, disponível, sorridente, cortês, elegante e natural.
Saudações Protocolares
Diogo Santos Rosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário