Seja bem-vindo ao BdP – Bureau du Protocole, um blogue actual onde poderá ler artigos sobre variadíssimos assuntos ligados, em particular, ao mundo do Protocolo, da Etiqueta e da Diplomacia.

Welcome to BdP – Bureau du Protocole, a blog where you will have the chance to read many articles on many different subjects specially linked to the field of Protocol, Etiquette and Diplomacy.

Diogo Marques dos Santos

sábado, 20 de novembro de 2010

Primeira Impressão



Depois de alguns anos a apresentar-me, seja a nível pessoal, seja a nível académico ou profissional, comecei a pensar o que seria melhor fazer para que uma apresentação fosse bem sucedida, isto porque, e infelizmente que é assim, pelo menos para mim, são precisos apenas alguns segundos para estabelecer uma impressão de uma pessoa e, normalmente, principalmente quando não há mais contacto com essa mesma pessoa, é essa primeira impressão que fica, seja ela boa ou má! 

No meu ponto de vista, são vários os factores que deve ter em consideração quando se apresenta, nomeadamente a nível de imagem e de atitude.

Quanto à imagem, francamente isso terá muito que ver com o sítio e com a situação. Analisemos um evento mais formal (ex: reunião ou jantar de negócios), nesse caso deve optar por um fato/vestido mais clássico e adequado à situação. Nada de excessos (perfume, acessórios, etc), o equilíbrio e a harmonia devem ser dois conceitos predominante na sua mente e na sua vida. 

No que concerne atitude, deve ser, e desculpem-me o uso deste pronome, mas neste momento é o que me ocorre, embora não seja o mais correcto, "você" mesmo. Não invente um personagem que não é ou um que gostaria de ser. Seja honesto, educado, polido, simpático, disponível, sorridente, cortês, elegante e natural.

Saudações Protocolares 

Diogo Santos Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário