S.M. a Rainha Isabel II na Sede da ONU, Nova Iorque, Julho de 2010 |
Fazer uma apresentação/exposição para pessoas nem sempre é fácil, note-se que nem todos estão à vontade e confortáveis quando têm a atenção virada para si, há pessoas que preferem ficar no backstage, contudo, e por vezes, isso nem sempre é possível, mas quando somos convidados, forçadamente ou não, para expormos um determinado assunto como nos devemos comportar e agir?
Os nervos são inevitáveis, contudo tem de se conscencializar que aquela situação não é o fim do mundo e que se está ali é porque as pessoas que o nomearam/convidaram para ser orador têm confiança em si e no seu trabalho.
Depois desta pequena introdução, afinal o que precisamos de fazer para que a nossa exposição tenha o sucesso desejado? Eis algumas dicas, separadas, em categorias, que o(a) podem ajudar:
Comportamentos
Imagem
Dont's
Saudações Protocolares
Depois desta pequena introdução, afinal o que precisamos de fazer para que a nossa exposição tenha o sucesso desejado? Eis algumas dicas, separadas, em categorias, que o(a) podem ajudar:
Comportamentos
- Aja com naturalidade e tente controlar, ao máximo, a ansiedade e os nervos
- Tente envolver-se com a sua audiência e esteja atento aos seus comportamentos e atitudes
- Mantenha o eye contact
- Faça pausas (respire e beba um pouco de água)
- Tenha atenção os gestos, não gesticule demasiado mas também não seja apático
- Seja carismático(a), educado(a), simples e elegante
- Não fale para dentro, isto é, tente ter uma boa projecção de voz
- Não aponte
- Não coloque as mãos nos bolsos
Imagem
- Utilize uma indumentária com a qual se sinta confiante e confortável mas que esteja em excelente estado de conservação
- Antes de subir ao palco veja se não há nada que possa ser melhorado (o cabelo, os óculos, o lenço, as meias, entre outros)
- Se a sua estatura for baixa lembre-se de o referir à organização, isto para se evitarem peripécias e episódios menos simpáticos com o microfone e com o púlpito
Dont's
- Não tente ser engraçado caso não o seja naturalmente (existem pessoas que devido aos nervos decidem utilizar a graça como arma de defesa mas acabam por se tornar, por vezes, inconvenientes e/ou ridículos)
- Não improvise
- Não fale sobre assuntos que não domina
- Não faça uma apresentação demasiado longa
Saudações Protocolares
Diogo Santos Rosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário