Seja bem-vindo ao BdP – Bureau du Protocole, um blogue actual onde poderá ler artigos sobre variadíssimos assuntos ligados, em particular, ao mundo do Protocolo, da Etiqueta e da Diplomacia.

Welcome to BdP – Bureau du Protocole, a blog where you will have the chance to read many articles on many different subjects specially linked to the field of Protocol, Etiquette and Diplomacy.

Diogo Marques dos Santos

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Cerimónicas Oficiais: Centenário da República





Com a morte de Sua Majestade o Rei D. Carlos I e do seu filho, o Príncipe Herdeiro, S.A.R. D. Luís Filipe, a 01 de Fevereiro de 1908, em Lisboa, S.A.R. D. Manuel II, o Duque de Beja e Infante de Portugal, ascendeu ao trono e tornou-se o Rei de Portugal, contudo com a revolução de 05 de Outubro de 1910 a monarquia é derrubada e é proclama a república . 

Passado um século desse episódio, os portugueses unem-se para celebrar este importante acontecimento que alterou, por completo, o país e a sua realidade.

Em 100 anos desta forma de governo tivemos três repúblicas: a Primeira República ou República Parlamentar (1910-1926), a Segunda República (Ditadura Nacional (1926-1933) e Estado Novo (1933-1974)) e a Terceira República, que é a que nos tem vindo a acompanhar desde 25 de Abril de 1974.

Durante estes 100, Portugal tornou-se um país diferente, um país mais desenvolvido, mais solidário e estrategicamente importante nomeadamente entre a Europa e países com os quais, por razões históricas ou não, se tornaram parceiros importantes.

Portugal é membro fundador da EFTA, da NATO, da OCDE, da ONU e da IRENA, e é ainda co-fundador da CPLP e membro da União Europeia.     

Além disso, Portugal é uma referência de cultura, de património e de diversidade no mundo.

A capital, Lisboa, já acolheu grandes eventos (Expo'98, Cimeiras, Celebrações, Assinaturas, entre muitos outros) e é, cada vez mais, uma referência quando falamos de turismo.

Nem mesmo as dificuldades e os problemas que têm pautado a agenda nacional, em várias ocasiões no último século, conseguiram tirar o brilho e a importância deste pequeno país, outrora Império, que tem tanto para dar e para mostrar ao mundo.

Quanto às celebrações propriamente ditas, para sinalizar o centenário da República têm-se vindo a organizar uma série de iniciativas e eventos, sendo que os mesmos podem ser consultados na página centenariorepublica.pt.

Para consultar o programa oficial do 05 de Outubro de 2010 queira visitar o seguinte link, devido ao extenso programa decidiu-se que seria mais fácil colocar apenas a referência ao site.

Antes de terminar este post gostaria de deixar um pequeno vídeo sobre Portugal, que já aqui coloquei, e que nos permite ver a riqueza e a história deste grande país.

Versão Portuguesa


English Version




Informações Adicionais:
Lista de Primeiros Ministros (Monarquia e República)


VIVA PORTUGAL!

Saudações Protocolares 

Diogo Santos Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário