Seja bem-vindo ao BdP – Bureau du Protocole, um blogue actual onde poderá ler artigos sobre variadíssimos assuntos ligados, em particular, ao mundo do Protocolo, da Etiqueta e da Diplomacia.

Welcome to BdP – Bureau du Protocole, a blog where you will have the chance to read many articles on many different subjects specially linked to the field of Protocol, Etiquette and Diplomacy.

Diogo Marques dos Santos

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Decoração (II) - Palcos

Com as novas tecnologias e os novos recursos que vamos tendo à nossa disposição o tradicional "jardim floral" que se via, e ainda se vê, infelizmente, em alguns eventos, está a ficar démodé e o conceito de bom gosto e de elegância aliados à harmonia vão adquirindo um lugar de destaque nos eventos, mas além de tudo isto a vertente "espectáculo" está cada vez mais evidente.

Analisemos dois excelentes exemplos destas mudanças:



Evento: Apresentação da box Zon TV Cabo
Informações sobre o evento: Consultar aqui
Análise: Temos um palco que prima, acima de tudo, por efeitos de luzes que lhe conferem um ambiente mais acolhedor e de proximidade entre os oradores e o público. Não existe uma cor apenas, existe, sim, uma palete (rosa, lilás, azul, entre outras) que está em conformidade com o logotipo da empresa. Não há flores.




Evento: Encontros EDP
Informações sobre o evento: Consultar aqui
Análise: Temos um palco que usa o logotipo da instituição para ser além de uma peça-chave um foco de atenção. O mesmo é iluminado, como se pode ver na fotografia, e à sua volta a tendência acolhedora e reconfortante, tal como na imagem do evento da Zon TV Cabo, está patente. O vermelho é a cor predominante e, à semelhança do anterior, não tem flores.


Obviamente que nem todos os eventos se adequam a esta realidade, ou se calhar até estou enganado, mas digo isto porque nem todos os eventos são iguais e porque os budgets para eventos como estes são mais elevados, mas não muito, isto porque as empresas portuguesas não disponibilizam um "bolo" assim tão grande para eventos, a lógica "barato mas bom" está cada vez mais in, de todas as formas a mensagem que eu queria passar é que os tempos são outros e, como tal, é necessário estarmos atentos às alterações que o protocolo e os eventos vão sofrendo ao longo do século XXI, que será um século marcado por outras filosofias, ideologias, focos e preocupações.

Como disse um dia Luís Vaz de Camões: "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades / Muda-se o ser, muda-se a confiança / Todo o mundo é composto de mudança / Tomando sempre novas qualidades."

Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário