Seja num contexto mais profissional seja num contexto mais privado todos nós nos valemos do que os anglo-saxónicos apelidam de "small talk".
Quando recebemos alguém numa empresa, por exemplo, e como bons anfitriões que devemos ser, temos de falar com ela, assim sendo devemos abordar certos assuntos que nos permitam comunicar com o nosso interlocutor sem entrarmos demasiado na sua intimidade. Normalmente, e podem constatá-lo em variadíssimas situações, existem dois ou três tópicos que são sempre, mas sempre, abordados: o tempo, a viagem (se correu bem ou mal) e se teve problemas para encontrar a instituição; se houver alguma confiança entre as pessoas pode até falar-se de outros assuntos mas estes três são os mais seguros, por assim dizer.
Se estivermos a falar num contexto mais privado podem abordar-se outros assuntos, tudo depende do objectivo que se quer ao puxar conversa com certa pessoa e do ambiente onde nos encontramos.
Independentemente da situação, a elegância e a naturalidade são sempre apreciadas.
Saudações Protocolares
Diogo Santos Rosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário