Seja bem-vindo ao BdP – Bureau du Protocole, um blogue actual onde poderá ler artigos sobre variadíssimos assuntos ligados, em particular, ao mundo do Protocolo, da Etiqueta e da Diplomacia.

Welcome to BdP – Bureau du Protocole, a blog where you will have the chance to read many articles on many different subjects specially linked to the field of Protocol, Etiquette and Diplomacy.

Diogo Marques dos Santos

domingo, 1 de agosto de 2010

Saber estar à mesa

Legenda: Banquete em honra dos Reis da Jordânia

"Há certas frases que remetem imediatamente para a infância. Não se fala com a boca cheia! Não se põem os cotovelos na mesa! Mastiga-se sempre de boca fechada ou é a colher que vai à boca e não a boca que vai à colher.... estas são apenas algumas que me assaltam a memória... e será mais ou menos assim com todos nós. Afinal, a infância é a altura certa para incutir as regras que vamos usar durante toda a vida. Não é, portanto, novidade para ninguém encontrar estes mandamentos nos manuais de etiqueta e de boas maneiras das mais diferentes épocas. E antes, como hoje, devemos respeitá-las.

Mas se é do conhecimento geral que não se deve sorver a sopa, soprar a comida quente ou fazer qualquer tipo de ruído a comer, nem todos saberão que há movimentos subtis, implícitos ao mais mundano dos gestos.

Por exemplo, o pão que habitualmente encontramos antes da refeição, no prato à nossa esquerda, não deve ser comido de uma só vez, nem cortado com a faca, mas sim em pequenos pedaços, partidos à mão. E no que toca à manteiga fique a saber que se for servida em doses individuais, pode colocar directamente no pão, mas se assim não for devemos colocar a manteiga primeiro no prato e só depois colocar no pão

Também as saladas verdes e pastas não devem ser cortadas com a faca. As saladas já vão partidas para a mesa, deve apenas acomodá-las no garfo. Já as pastas devem ser enroladas no garfo girando sobre si mesmas, e se precisar com a ajuda de uma colher.

Para tomar o consommé, utiliza-se a colher própria - "média", sendo que no final pode beber-se directamente da taça.

Quando terminamos a sopa, a colher deve ser colocada dentro do prato de sopa, já quando se trata de um consommé deve ser colocada no prato da dita taça.

Parecem apenas pormenores, mas são mais um daqueles que podem fazer toda a diferença"

in Fernandes, Vicky (2008), Saber Estar, Lisboa, A Esfera dos Livros

Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário