Hoje em dia, e infelizmente que assim é, foram-se perdendo algumas formalidades, veja-se o caso de abrir a porta do carro à entrada e à saída, ajudar a pessoa (seja homem ou mulher) a sair do mesmo, segurar a porta do elevador, cumprimentar quem partilha o elevador connosco, segurar a porta e deixar a outra pessoa passar, entre outros exemplos.
Contudo, ainda conseguimos encontrar algumas pessoas que o fazem mas por ser caso raro as mesmas são vistas como sedutoras e encantadoras, e entende-se a razão.
Pessoalmente, considero que essas atitudes/atenções são muito bem vistas e apreciadas e, claro, as mesmas são sinónimo de cortesia, de educação e de respeito.
Sempre achei de extrema elegância um senhor abrir a porta do carro à sua mulher, o administrador de uma empresa segurar a porta e deixar a senhora da limpeza passar (é real, não fantasioso), entre outros exemplos. Engane-se quem pense que a grandeza do ser humano está apenas patente nas pessoas que têm uma conta bancária com imensos zeros, uma quinta no Douro, uma herdade no Alentejo, um castelo em Itália, um apartamento em Nova Iorque ou um Palácio em França; a grandeza está nos simples mas tão apreciados gestos, na nossa elegância e na nossa forma de estar na vida, aliás não é a primeira vez que o refiro nem sou a primeira pessoa a dizê-lo.
São estas petites choses que fazem toda a diferença.
Saudações Protocolares
Diogo Santos Rosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário