Seja bem-vindo ao BdP – Bureau du Protocole, um blogue actual onde poderá ler artigos sobre variadíssimos assuntos ligados, em particular, ao mundo do Protocolo, da Etiqueta e da Diplomacia.

Welcome to BdP – Bureau du Protocole, a blog where you will have the chance to read many articles on many different subjects specially linked to the field of Protocol, Etiquette and Diplomacy.

Diogo Marques dos Santos

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Sugestões de Leitura - Reis no Exílio de Charles-Philippe d’Orléans









"A Europa era devastada por uma guerra cruel e mortífera, Portugal, país neutral, torna-se num destino apetecível para milhares de refugiados que procuram fugir dos horrores da ameaça nazi. Entre estes estão príncipes, reis sem coroa e membros das grandes monarquias europeias que encontram em Portugal um refúgio real. Em 1940, Wallis Simpson e o duque de Windsor e o rei Carol da Roménia que acabava de ser deposto, chegam a Portugal. Seis anos depois é a vez da família real espanhol se instalar no Estoril. Segue-se o rei Humberto e a rainha Maria José de Itália e a família real francesa. Cascais, Estoril e Sintra, o chamado Triângulo Dourado, locais que recebem estes visitantes de luxo. O bar do Hotel Palácio serve o conde de Barcelona e o conde de Paris, as águas do Guincho acolhem as proezas dos jovens príncipes espanhóis e franceses, o restaurante «O Pescador» é o eleito da condessa de Barcelona que adora os «santiaguinhos», o São Carlos acolhe o rei Humberto ávido de divertimento. O autor Charles-Philippe d’Orléans, duque de Anjou, não viveu estes tempos, mas têm-nos bem presentes na memória graças às histórias que a sua avô, a condessa de Paris, lhe contava sobre a Quinta do Anjinho, a casa da felicidade, refúgio da família real francesa. Aqui se casaram as infantas espanholas Pilar e Marguerita num ambiente de festa nunca antes visto. Maria Pia elegeu Cascais, a vila onde cresceu, como cenário de um matrimónio que encheu as primeiras páginas dos jornais europeus, foi na Villa Giralda, no Estoril, que morreu, em circunstâncias trágicas, Alfonsito irmão de Juan Carlos, atual rei de Espanha."




Saudações Protocolares, 
Diogo Marques dos Santos

domingo, 22 de janeiro de 2012

Guimarães - Capital Europeia da Cultura 2012

Foi ontem, 21 de Janeiro, que, oficialmente, Guimarães, cidade berço da nação portuguesa, se tornou a capital europeia da cultura 2012, em conjunto com Maribor, na Eslovénia, 

Durante este ano esta cidade portuguesa irá acolher e organizar vários eventos, das mais variadas áreas.

A abertura oficial contou com a presença de inúmeras personalidades, entre as quais o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, o Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, e o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso. 


Nos seus discursos, todos reforçaram a importância e a mais-valia de Portugal receber, desta feita em Guimarães, esta iniciativa, cujos objectivos são dar a conhecer à Europa e ao mundo o nosso belíssimo país, e em particular esta cidade, e enfatizar a importância da cultura para o desenvolvimento das sociedades modernas. 




Guimarães é, sem qualquer dúvida, uma cidade a visitar nesta ano tão marcado pelos eventos no panorama internacional

Saudações Protocolares,

Diogo Marques dos Santos