Seja bem-vindo ao BdP – Bureau du Protocole, um blogue actual onde poderá ler artigos sobre variadíssimos assuntos ligados, em particular, ao mundo do Protocolo, da Etiqueta e da Diplomacia.

Welcome to BdP – Bureau du Protocole, a blog where you will have the chance to read many articles on many different subjects specially linked to the field of Protocol, Etiquette and Diplomacy.

Diogo Marques dos Santos

domingo, 22 de maio de 2011

Database

Hoje em dia utilizamos uma panóplia de programas que nos permitem trabalhar mais rápida e eficazmente e um deles é o Excel.

Pode parecer estranho estar a referir-me a este programa aqui mas não, isto porque quando trabalhamos em eventos esta ferramenta pode ser preciosa na organizaçao tanto do trabalho como das muitas listas que temos de fazer, coordenadar e actualizar com frequência.

O mesmo permite-nos organizar pessoas por ranking, separar nomes e apelidos, colocar moradas, contactos, e outras informações que são importantes para nós. 

Contudo, não se esqueça que o trabalho que realiza deve ser feito tanto para a sua compreensão como para a compreensão de terceiros por isso coloque todos os elementos para que não haja quebra de comunicação. Dê, sempre, um nome ao documento, à página, coloque colunas com identificação, etc. 






Saudações Protocolares,


Diogo Marques dos Santos

domingo, 8 de maio de 2011

56º Festival Eurovisão da Canção


A 56º edição do Festival Eurovisão da Canção realiza-se este ano em Düsseldorf, República Federal da Alemanha. Embora faltem ainda alguns dias para este certame, que é uma referência tanto a nível Europeu como a nível Internacional, os preparativos já se fazem notar, nomeadamente, nos vários ensaios das várias delegações.

Antes de disponibilizar informações mais concretas, vamos conhecer, muito brevemente, a cidade anfitriã. 

Düsseldorf é uma cidade do norte da Alemanha, capital do estado da Nordrhein-Westfalen e é mundialmente conhecida por ser um importantíssimo centro económico e cultura. 

Para mais informações veja o seguinte vídeo:


No que concerne a informações sobre a Eurovisão. O Festival irá realizar-se na Fortuna Düsseldorf's Arena e contará com a presença de 43 países sendo que o espectáculo em si foi dividido em 03 partes - 02 semi-finais e uma final, sendo que estão automaticamente apurados para a final do certame os Big5 (Alemanha, Espanha, Itália, que voltou depois de um afastamento de alguns anos, França e Reino Unido) e o país que ganhou no ano anterior, no caso a Alemanha. De ambas as semi-finais serão escolhidos 10 países; a final contará com 25 países. 


Portugal será representado pela canção "A luta é alegria" interpretada pelo grupo "Homens da Luta". 


Para mais informações pode consultar o site oficial aqui

Saudações Protocolares


Diogo Santos Rosa


domingo, 1 de maio de 2011

Casamento Real de S.A.R o Príncipe William e Catherine Middleton (III)



Realizou-se na passada 6a feira, 29 de Abril, o mais aguardado casamento real do ano, no caso o do Príncipe William com Catherine Middleton, agora S.A.R a Duquesa de Cambridge. 

Infelizmente não tive a oportunidade de assistir à cerimónia na integra mas o que consegui ver foi suficiente para constatar que a harmonia, a simplicidade e a felicidade pairavam na Abadia de Westminster e que os britânicos, e não só, continuam a venerar a família real. 

Do ponto de vista protocolar, pelo que tenho lido, foi irrepreensível, ou não estivessemos nós a falar do protocolo britânico. O programa foi escrupulosamente comprido e cada minuto foi tido em consideração para que nada saísse nada fora do planeamento. 

No que diz respeito a convidados, embora não tenha sido um casamento de estado muitos foram os chefes das casas reais europeais convidados, o que é normal porque todas as casas reais que marcaram presença (Bélgica, Espanha, Grécia, Suécia, Dinamarca, Grão-Ducado do Luxemburgo) têm relação de parentesco com a família real britânica ou alguma relação história; embaixadores acreditados no Reino Unido, amigos e família dos noivos.

As fotografias do casamento podem ser vistas aqui

Para a eternidade deixo dois vídeos, o do "sim" e o do tão esperado beijo, no caso duplo, na varanda do Palácio de Buckingham.








Informações mais detalhadas sobre o casamento, podem ser consultados no site oficial do casamento. 

Saudações Protocolares,

Diogo Marques dos Santos