Seja bem-vindo ao BdP – Bureau du Protocole, um blogue actual onde poderá ler artigos sobre variadíssimos assuntos ligados, em particular, ao mundo do Protocolo, da Etiqueta e da Diplomacia.

Welcome to BdP – Bureau du Protocole, a blog where you will have the chance to read many articles on many different subjects specially linked to the field of Protocol, Etiquette and Diplomacy.

Diogo Marques dos Santos

sábado, 29 de janeiro de 2011

Entrevistas (II) - "As regras de Isabel Amaral"

Isabel Amaral dispensa apresentações, é certo, mas os seus contributos tanto em Portugal como no Estrangeiro são dignos de serem, sempre, divulgados no BdP, pois a autora de "Imagem e Sucesso" é um exemplo de perseverança e, passo a redundância, de sucesso. 

Desta vez, Isabel Amaral brinda-nos com um artigo publicado no jornal Expresso, mais concretamente na secção "Estilo", o mesmo, denominado "As regras de Isabel Amaral", dá-nos a conhecer alguns conselhos relativamente a Imagem, tanto a título pessoal como a titulo profissional.

Eis o artigo: 


Carregue na imagem para ler melhor


Saudações Protocolares, 

Diogo Marques dos Santos

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Diferenças Culturais - Presentes do Presidente Obama


No outro dia encontrei um artigo muito interessante na revista "Lux", versão online, que falava sobre os presentes que o Presidente dos Estados Unidos da America, Barack Obama, recebeu no decorrer de 2009. 

A lista é exaustiva, como se pode calcular, mas a "Lux" fez um resumo interessante e que nos permite ver as diferenças entre os Chefes de Estado e/ou Governo e os países que os mesmos representam.

"Barack Obama é um presidente «mimado». A lista de presentes que o líder dos EUA recebeu em 2009 foi divulgada esta quinta-feira e há de tudo um pouco.

De Portugal, Obama recebeu uma lapiseira Faber-Castel oferecida por Durão Barroso, no valor de 292 euros.

Por sua vez, Angela Merkel ofereceu, por duas vezes, uma pasta Montblanc, um serviço de chá e um livro, no valor de mil euros.

Na Rússia, foram gastos 2254 euros por Dmitri Medvedev em vários objetos - entre porcelanas e CD - para oferecer a Barack Obama. 

Gordon Brown presenteou Barack Obama com uma caneta em preto e ouro com base em madeira retirada de um navio histórico britânico, livros sobre Winston Churchill. Em presentes para o presidente dos EUA, Londres gastou um total de mais de 12200 euros.

Abdullah bin Abd al-Aziz Al Saud presenteou os Estados Unidos 19 vezes e gastou no total quase 220 mil euros. Numa das vezes ofereceu um grande medalhão em ouro com o selo Real da Arábia Saudita numa caixa verde de pele, um relógio Jaeger-LeCoultre em bronze e vidro, também numa caixa verde de pele, no valor de 25500 euros. Numa segunda vez um conjunto de joias em rubis e diamantes no valor de 100 mil euros.

Sílvio Berlusconi esmerou-se e presenteou Obama por 13 vezes com dezenas de gravatas num total de 53 mil euros.

O presidente da China foi mais contido e enviou apenas três presentes para o presidente norte-americano, sendo que o mais caro é um retrato da família presidencial, com moldura de seda avaliada em quase 15 mil euros.

Já o Papa Bento XVI ofereceu a Barack Obama um mosaico em moldura dourada, um chaveiro de prata e alguns livros, no valor de 5.854 euros.

Em dezembro de 2009 também o Haiti presenteou os EUA, enviando dois presentes no valor de 4460 euros.


Nenhum dos presentes foi recusado, visto que «a não-aceitação poderia causar embaraço e dano ao Governo dos Estados Unidos», como refere a lista de presentes. No entanto, e de acordo com a lei, a maioria fica armazenado nos Arquivos nacionais."

Fonte: Lux

Saudações Protocolares,

Diogo Marques dos Santos

domingo, 23 de janeiro de 2011

Presidência da República Portuguesa


Os portugueses foram chamados a eleger este fim-de-semana o 20º Presidente da República Portuguesa. 

Apresentaram-se a esta corrida vários candidatos, uns apoiados pelos partidos políticos, outros independentes. Perante uma abstenção bastante considerável e alguns protestos foi revelado que o candidato eleito pelos portugueses, no caso reeleito, foi Aníbal Cavaco Silva.



Aníbal António Cavaco Silva


O BdP gostaria de dar os mais sinceros parabéns ao Senhor Professor Doutor/Presidente Cavaco Silva e de desejar que este novo mandato seja pautado pelo sucesso e pela perseverança.



Saudações Protocolares, 

Diogo Marques dos Santos

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Redes Sociais (IV): BdP agora no Youtube!

No seguimento da "expansão" do BdP pelas redes sociais, achei que seria interessante criar uma conta no youtube para colocar vídeos que estivessem ligados às áreas base do blogue.

Agradeço o envio de sugestões! 

Podem aceder à conta aqui.

Saudações Protocolares, 

Diogo Marques dos Santos

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

"Too much is never enough"


Ontem à noite esta a ouvir Too much is never enough de Lisa Lois e achei que seria pertinente escrever algumas palavras sobre a forma como cada cultura organiza eventos, ou pelo menos, pegando nalguns eventos que já ocorreram, como é que certo país o organizou.

É certo que cada país é um país, e cada cultura é uma cultura, por isso mesmo, e trabalhando nós, na maioria dos casos, com nativos de outras nacionalidades torna-se interessante e importante entender como é que cada nação organiza os seus próprios eventos, independentemente da sua tipologia ou dimensão.

Lembro-me, assim repentinamente, dos jogos olímpicos de Pequim. Que são um marco para a história do certamente, onde as cores fortes, as luzes, os sons fizeram parte do cenário que quase parecia saído de uma película.

O de Atenas, em 2004, foi pautado por sobriedade e teatro, se me recordo bem.

Comparando mais um evento, o Festival Eurovisão da Canção, por exemplo, que é uma referência no género a nível internacional, o cenário escolhido pela Rússia, em 2009, foi de grande espectáculo, cheio de ecrãs, milhares de pessoas, jogos de luzes potentes e objectivos, já o da Noruega, em 2010, foi mais simples, sóbrio e requintado dando mais atençao aos detalhes.

Dizer “Too much is never enough” tem muito que se lhe diga, isto porque no mundo temos centenas de nações e cada uma com história, vivências, simbologias, associações, por isso o “enough”, embora que para os Europeus seja sempre mais “light”, se assim podemos dizer, pode não ser o mesmo para a China, o Brasil, os EUA, a Austrália ou os Emirados Arabes Unidos.


Perante as diferenças anteriormente mencionadas, o meu conselho, caso seja chamado a intervir ou a participar em certames com pessoas estrangeiras e/ou noutros países faça o seu trabalho de casa: Pesquise e leia o mais que possa e, se possível, tente falar com nativos, pois são as pessoas mais indicadas para o/a ajudar nesta tarefa. 

Saudações Protocolares, 

Diogo Marques dos Santos

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Mensagens (IV): 6000 visualizações


Segundo as estatísticas a que tive acesso, o blogue foi visitado, desde a sua criação, em Junho de 2010, 6000 vezes, o que dá uma média de 860 visitas por mês. 


Este número pode parecer simbólico mas, para mim, é sinónimo de felicidade, uma vez que vejo que este projecto não é apenas apreciado por mim mas por todos os que, como eu, se identificam com as áreas base do blogue. 


Muito obrigado pelo vosso interesse e pela vossa visita!

Saudações Protocolares, 

Diogo Marques dos Santos

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Culturas Europeias (V): Reino da Suécia


"A Suécia é o país nórdico com maior número de habitantes. O país é separado da Noruega, a oeste, por uma cadeia de montanhas e partilha com a Finlândia o Golfo de Bótnia, no extremo norte do Mar Báltico.

As regiões do sul são predominantemente agrícolas, mas à medida que se avança em direcção ao norte as florestas ocupam uma superfície cada vez maior. A densidade populacional também é mais elevada no sul da Suécia, principalmente no vale do Lago Mälaren e na região de Öresund.

Em 1971, o Parlamento, ou Riksdag , tornou-se unicameral, sendo os seus 349 deputados eleitos de acordo com o sistema de representação proporcional por um mandato de quatro anos.


A população sueca conta, pelo menos, com 17 000 nativos samis (ou lapões), uma comunidade cujo rendimento deriva essencialmente das renas. Existe também uma minoria da população sueca de origem finlandesa."



Fonte: Europa.eu




Informações Gerais

Nome: Suécia, Reino da Suécia
Capital: Estocolmo
Língua Oficial: Sueco
Moeda: Coroa Sueca
Governo: Monarquia constitucional e uma democracia parlamentar

Individualidades

Chefe de Estado: S.M. o Rei Carl XVI Gustaf 
Casa Real: Bernadotte
Primeiro-Ministro: Fredrik Reinfeldt
Ministro dos Negócios Estrangeiros: Carl Bildt


Família Real Sueca



Plano Geográfico/Social




Especificidades


"
A Suécia exporta automóveis, produtos do sector metalomecânico, aço, dispositivos electrónicos, equipamentos de comunicação e produtos derivados do papel.

A Suécia teve um papel pioneiro nos primeiros tempos do cinema, sendo de destacar Mauritz Stiller e Victor Sjöström. Mais tarde, o realizador Ingmar Bergman e as actrizes Greta Garbo, Ingrid Bergman e Anita Ekberg fizeram carreira internacional. A música sueca está, para muitos, associada ao grupo Pop dos anos 70 ABBA.


A cozinha sueca é conhecida pelos seus smorgåsbord (refeição à base de fatias de pão com diversas iguarias), arenques do Báltico, sopa de ervilhas e panquecas."

Fonte: Europa.eu

Símbolos Nacionais

Bandeira, hino, dois brazões e as três coroas (ver aqui)

"Links" de interesse






Saudações Protocolares 


Diogo Marques dos Santos

sábado, 8 de janeiro de 2011

Como pedir um orçamento?


Quando estamos a organizar um evento é comum que seja necessário pedir um ou vários orçamentos, isto porque a palavra de ordem é poupar e é essencial que façamos comparação de preços, contudo alerto para terem o conceito de qualidade-preço na vossa mente. O facto de encontrarmos um prestador de serviços que cobre menos jamais pode ser sinónimo de falta de qualidade pois lembre-se que na mente das pessoas perpetua, mais facilmente, algo negativo do que positivo. 

Pedir um orçamento não é nenhuma tarefa muito complicada ou algo que exija tempo desmesurado. O objectivo do orçamento é permitir saber qual será o custo de determinado serviço (ex: catering, iluminação, decoração, material administrativo, assistentes, entre outros) por isso seja concreto e saiba muito bem o que precisa.

No que diz respeito ao orçamento propriamente dito, o orçamento pode ser pedido através de e-mail, carta ou fax, também pode ser por telefone, mas não é aconselhável. É sempre preferível, por uma questão de organização e de controle, que o mesmo esteja em suporte papel ou informático.

Num orçamento não é necessário escrever  demasiada informação, apenas o essencial, contudo faço uma pequena chamada de atenção porque é necessário que tenha em consideração que cada serviço é um serviço e, como tal, deve ajustar o seu pedido ao que pretende.

Informações gerais a constar num pedido de orçamento: 

Data do evento
Nº de participantes (essencial quando se organizam refeições)
Horário
Materiais que tenha disponíveis ou que precise (ex: pratos, talhares, mesas, cadeiras, entre outros)
Local 
(...)

Após o envio de toda a documentação é só esperar por uma resposta positiva e que se adeqúe ao seu evento e ao seu budget.

Dicas:


  • Não se esqueça de guardar o contacto dos seus fornecedores, principalmente dos bons e dos flexíveis,
  • Quando enviar o pedido de orçamento pode não personalizar, ou seja, faça um e-mail e envie ao mesmo tempo e de forma visível para todos os possíveis fornecedores, assim fica sabido que há competição e, quem sabe, se não vai ter uma atenção do seu orçamento. 

Saudações Protocolares

Diogo Marques dos Santos

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

ISPD Brussels - Programa 2011


A 22 do corrente a ISPD Brussels inicia mais uma série de cursos, entre os quais o seu Master's Degree in Diplomatic and Business Protocol and Events Organisation, o seu Postgraduate Programme in Protocol & Ceremonial e os vários e novos Executive Tailor Made Diplomas.

A ISPD Brussels tem, além de um programa curricular muito rico, interessante, vasto e estimulante, um grupo de docentes que são profissionais reconhecidos, competentes e muito experientes.  

Para mais informações visite www.ispdnetwork.org ou envie um e-mail para enquiries@ispdnetwork.org.

Saudações Protocolares

Diogo Marques dos Santos

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Novidades


Um novo ano acabou de chegar e gostaria de informar todos os leitores do BdP que, dentro em breve, o blogue terá novos conteúdos e participações.

Posso adiantar que, a rubrica "À conversa com...", que esteve parada durante os últimos dois meses, irá regressar e outras estão a ser preparadas e pensadas. 

Esteja atento(a) às novidades!

Saudações Protocolares 

Diogo Marques dos Santos