Seja bem-vindo ao BdP – Bureau du Protocole, um blogue actual onde poderá ler artigos sobre variadíssimos assuntos ligados, em particular, ao mundo do Protocolo, da Etiqueta e da Diplomacia.

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Diogo Marques dos Santos

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Mensagens (III)

O BdP gostaria de desejar a todos os seus leitores:


Um Feliz e Próspero 2011!





Saudações Protocolares 


Diogo Marques dos Santos

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Mensagens (II)

O BdP gostaria de desejar a todos os seus leitores: 



Um Santo e Feliz Natal! 




"Não existe o Natal ideal, só o Natal que você decida criar como reflexo de seus valores, desejos, queridos e tradições" Bill McKibben


Saudações Protocolares 


Diogo Marques dos Santos

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Casamento Real de S.A.R o Príncipe William e Catherine Middleton



Foi anunciado há poucas semanas que no dia 29 de Abril de 2011 Sua Alteza Real o Príncipe William de Gales irá contraria matrimónio com Catherine Middleton.

Recentemente estava a fazer uma pesquisa e encontrei os vídeos do casamento dos membros mais recentes da casa real de Windsor (século XX), nomeadamente de:

S.M o Rei George VI com Lady Isabel Bowes-Lyon, (S.A.R a Princesa de York e Rainha-consorte, pós casamento, e Rainha-Mãe, pós falecimento do rei)



S.M. a Rainha Elizabeth II com o Príncipe Philippos (Príncipe do Reino Unido e Duque de Edimburgo, pós casamento)



S.A.R. o Príncipe de Gales e herdeiro do trono de Inglaterra Charles com Lady Diana Spencer (Princesa de Gales, pós casamento).



Em 2011, será... 

Aqui fica o primeiro de vários post sobre este tão aguardado e importante enlace real.

Saudações Protocolares

Diogo Marques dos Santos

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Cartões de Visita



Os cartões de visita são muito importantes e é por essa mesma razão que os mesmos devem ser moldados, por assim dizer, ao sítio onde estamos e às pessoas com quem trabalhamos ou queremos trabalhar/conhecer.

Após esta breve introdução impera a questão central: O que deve conter um cartão de visita? Lembre-se que um cartão de visita representa uma pessoa, uma instituição, por isso é comum que o mesmo tenha as seguintes informações e a seguinte ordem - isto num padrão mais tradicional (note-se que cada vez mais se trabalha para a exclusividade e para o factor diferença por isso é normal que encontre cartões noutros estilos e padrões):

Logo/Nome da Empresa
Nome do funcionário
Função do funcionário
Contactos (morada, telefone, fax, e-mail e Website)

Uma vez que falámos na estrutura, creio que é igualmente relevante abordar o que devemos fazer e não fazer quando recebemos/damos um cartão de visita:

Do's

  • Olhar para o cartão que recebeu
  • Guardá-lo num sítio que não ofenda o seu interlocutor (no bolso do casaco, na sua mala, na bolsa que tem para os cartões de visita, entre outras opções)
  • Respeitar o cartão de visita que entrega e que recebe

Dont's
  • Colocá-lo no bolso das suas calças
  • Deixá-lo em cima de uma mesa (Na Europa não é comum fazê-lo, mas noutros países pode acontecer)
  • Dobrar o cartão de visita
  • Escrever no cartão de visita (só se for para colocar um contacto mais pessoal, o que pode acontecer)
  • Riscar o cartão de visita
  • Ignorar o cartão de visita


Especificidades

  1. Por uma questão de delicadeza e interesse é preferível que, sempre que visite países com a China, o Japão, países árabes, entre outros, tenha o seu cartão de visita na sua língua (na frente) e na língua do país que visita (no verso) e que o mesmo seja dado na língua do seu interlocutor (peça ajuda a um tradutor ou à Embaixada do país que vai visitar. Note que fazer um cartão de visita pode ser aparentemente simples contudo pode ser uma tarefa complexa e exigente).
  2. Quando der um cartão de visita a um nativo asiático tenha o cuidado de o dar com as 02 mãos
  3. Em certos países não utilize a mão esquerda para trocar cartões, isto porque essa mão está associada à higiene pessoal (ver artigo).
Saudações Protocolares & boas visitas!

Diogo Marques dos Santos

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Informação

Por motivos de força maior fui aconselhado a alterar o meu nome profissional, contudo, e após alguma reflexão, achei que não faria sentido ter uma "identidade" em Portugal e outra na Bélgica, assim sendo a partir de hoje será mais comum identificarem-me como Diogo Marques dos Santos e não como Diogo Santos Rosa. 

Agradeço a compreensão de todos. 

Saudações Protocolares 

Diogo Marques dos Santos

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Comunicação Escrita (VIII) - Nomes Estrangeiros (II)

No post anterior tinha dito que nunca me tinham trocado o "sexo" numa correspondência pois bem que acabei de receber um e-mail cujo começo é o seguinte: ""Madame".


Confesso que mal li o e-mail deu-me imensa vontade de rir, como deve calcular!


Queria partilhar esta pequena história convosco porque vem em linha de conta com o que escrevi há poucos instantes. 

Saudações Protocolares 

Diogo Santos Rosa

Comunicação Escrita (VIII) - Nomes Estrangeiros

Cada vez mais contactamos com pessoas de vários países e por isso devemos ter cuidados redobrados quanto à abordagem e aos tratamentos. Cada língua tem as suas próprias especificidades e, por isso, quando não a dominamos, e mesmo quando a dominamos mas caso surjam dúvidas, devemos sempre, mas sempre, pesquisar.

Neste post vou centrar a minha atenção nos nomes das pessoas. Imagine que recebe um e-mail mas que não consegue identificar se o remetente é um homem ou uma mulher? Acredite que esta situação pode acontecer, e acontece, mais vezes do que possa pensar. Na cultura ocidental, penso eu, é mais fácil identificar se estamos a comunicar com um homem ou com uma mulher mas imagine que está a trocar e-mails com uma pessoa da República do Congo, da Etiópia ou da Índia?

Não há coisa mais desagradável, e eu felizmente nunca estive perante uma situação semelhante,  embora no estrangeiro seja mais conhecido como Diego do que como Diogo, devido ao espanhol, mas nunca me endereçaram cartas com o "Ms", "Miss"/"Melle" ou "Mrs"/"Madame", contudo creio que deve ser muito desagradável não receber o tratamento correcto, logo, e por uma questão profissional e de cuidado, devemos tentar sempre identificar e conhecer, dentro do possível, o nosso interlocutor. 

Actualmente, temos vários mecanismos que podemos usar. O "google images" é um deles, mas caso este não nos ajude recorremos à Internet em si, ou às redes sociais. Certamente que algum nos irá ajudar.

Lembre-se que é na dúvida é sempre melhor perguntar e pesquisar!

Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Desporto: Campeonato Mundial de Futebol - 2018/2022 (II)














Foram hoje anunciados, em Zurique, os países que irão acolher o Campeonato Mundial de Futebol de 2018 e 2022. Os países são: A Rússia e o Qatar, respectivamente.

Para trás ficaram as propostas conjuntas de Portugal/Espanha, Bélgica/Países Baixos e a da Inglaterra.

Tenho a certeza absoluta que ambos os países irão dar o seu melhor para tornar este espectáculo ainda mais glorioso e majestoso.

Eis, as apresentações dos vencedores.

Rússia


Qatar


Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Resolução de Problemas

O ser humano, devido a variadíssimos factores, está cada vez mais dependente da Internet e dos mecanismos de comunicação que o rodeiam.

Actualmente, é raro ver uma pessoa sem um telemóvel, sem uma conta de e-mail, sem uma rede social à qual está associada. Hoje estamos "on-line" e contactáveis praticamente 24/24 horas. 

É certo que estes mecanismos nos permitem trabalhar e viver de uma maneira diferente mas impera uma questão: O que acontece quando esses sistemas falham?

Saber gerir estas situações faz parte de qualquer trabalho e acredite que estes impedimentos podem surgir de um momento para o outro, e principalmente quando menos esperamos. É perante estas situações que deve utilizar, com maestria, a sua racionalidade, a sua diplomacia, a sua paciência e a sua capacidade para gerir crises, uma vez que estes problemas devem ser resolvidos de forma célere e sem dar muito nas vistas. Lembre-se que o Protocolo deve estar presente mas ser invisível. 

Para minimizar os impactos de tão desconfortável e inevitável situação tenha junto de si todos os contactos que lhe ajudem a resolvê-la, sejam eles o número de telefone, um e-mail, um site, um equipamento, entre outros. Estar preparado para qualquer emergência é meio caminho andado para conseguir resolver os problemas sem levantar grandes alaridos e preocupações.


Tal como na vida, prevenir é o melhor remédio. Tente verificar, sempre, com antecedência, se está tudo bem com o material que necessita de utilizar. E tenha sempre em mente a Lei de Murphy " "Se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará"


Saudações Protocolares 

Diogo Santos Rosa