Seja bem-vindo ao BdP – Bureau du Protocole, um blogue actual onde poderá ler artigos sobre variadíssimos assuntos ligados, em particular, ao mundo do Protocolo, da Etiqueta e da Diplomacia.

Welcome to BdP – Bureau du Protocole, a blog where you will have the chance to read many articles on many different subjects specially linked to the field of Protocol, Etiquette and Diplomacy.

Diogo Marques dos Santos

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O Badge



Um badge é um cartão que tem como principal objectivo identificar as pessoas, seja quem organiza o evento seja quem nele participa.

Analisemos, então, o que pode constar nesse cartão. Note-se que cada evento é um evento e, por isso, vou colocar quais os elementos que devem constar e quais os que podem ou não constar.

Devem constar os seguintes elementos:

  • Logótipo da instituição que organiza evento e/ou do próprio evento
  • Identificação do Evento
  • Nome do Participante/Membro da Organização ou Equipa

Podem constar os seguintes elementos:
  • Instituição que representa
  • País (se houver vários participantes estrangeiros)
  • Logótipos dos patrocinadores
  • Programa (no verso)
  • Títulos Académicos 
  • Outros Elementos (Informação sobre a função de cada participantes, isto é, Participante (apenas), Orador, Convidado, entre outros)
Quanto ao suporte, pode colocar o badge dentro de uma bolsinha e prendê-lo com um alfinete, uma mola ou uma fita, como vê na imagem, ou então pode optar por fazer um cartão maior num papel mais grosso e resistente, ambas as formas são as mais utilizadas. A estas alternativas acrescente alguma criatividade e vai ver que o resultado final será muito apreciado. 

Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Encontro Internacional: Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas num Universo Globalizado



Entre hoje e amanhã está a decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian o Encontro Nacional: "Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas num Universo Globalizado".

Esta iniciativa é organizada, em conjunto, pela União Latina e pela Fundação Calouste Gulbenkian e conta com vários apoios, no caso da Fundação Luso-Americana e da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Este encontro enquadra-se nas Comemorações do Centenário da República Portuguesa.

Torna-se ainda importante referir que, e como se pode constatar no programa que disponibilizo (ver informações adicionais) o painel de oradores é vastíssimo e rico. Gostaria de destacar as intervenções do Senhor Presidente da Assembleia da República, Dr. Jaime Gama, da Senhora Ministra da Educação, Dra. Isabel Alçada, o Secretário-Geral da União Latina, Embaixador José Luis Dicenta, do Senhor Prof. Dr. Manuel Maria Carrilho,  Ex-Ministro da Cultura e Ex-Embaixador de Portugal na UNESCO, do Senhor Dr. Francisco Pinto Balsemão - Presidente do grupo IMPRESA e do Senhor Dr. Domingos Simões Pereira – Secretário Executivo da CPLP.

O BdP, na minha pessoa, esteve presente e fez parte da Organização. Esta é a segunda colaboração com a União Latina e, felizmente, o feedback e o resultado final foram muito positivos, aliás como se pode ler na imprensa nacional e internacional.

Disponibilizo, ainda, a peça que foi  feita pela SIC.



Informações adicionais:


Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

I ENEOGE - Encontro Nacional de Estudantes de Organização e Gestão de Eventos



No próximo dia 05 de Novembro irá realizar-se no Auditório de Medicina Dentária o I Encontro Nacional de Estudantes de Organização e Gestão de Eventos.

Eis o programa provisório do evento 

****PROGRAMA PROVISÓRIO DISPONÍVEL****

09h 30 | Recepção
10h 00 Isabel Amaral– Presidente da APEP
10h 30 Pedro Figueiredo – ESAD
11h 00 Dinâmica de grupo e coffee break
12h 15 | Orador a confirmar
13h 00 | Almoço
15h 00 | Fernando Alvim -  Apresentador de Televisão
15h 30 | João Sacchetti  - Director da Lagos Sport e Presidente da APECATE
16h 00 | Coffee break
16h 45 | Demonstração Cocktail Team
17h 20 | Álvaro  Covões - 
Everything is New

17h 50 | Pedro Rodrigues - Desafio Global Ativism
18h 30 Sorteio de prémios e Encerramento.

****PROGRAMA PROVISÓRIO DISPONÍVEL****

Para mais informações consulte o site do evento em www.eneoge.com

Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Programas - Visitas/Transportes



Existem "n" tipos de eventos, veja os colóquios, as reuniões, as conferências, os congressos, as convenções, entre muitos outros. Como tal, cada evento é um evento e as necessidades do evento "A" podem não ser as necessidades do evento "B".

Por isso, e para sermos concretos, vamos pensar num evento que tenha na sua constituição mais do que uma ordem de trabalhos, isto é, um evento que tenha previstas visitas, jantares, ir buscar e deixar os participantes ao/no hotel, entre outras. Nesse caso, a organização e a gestão devem estar em harmonia com uma excelente coordenação, isto para o bom funcionamento e desenvolvimento do evento.

Eis alguns dos aspectos que, na minha opinião, deve ter em linha de conta:
  • Ter o contacto do(s) motorista(s) e comunicar com ele(s), acredite que estabelecer uma "boa relação" com o motorista é muito importante
  • Ter o guia do evento, o programa consigo, a lista de participantes, o telemóvel, com bateria e saldo, e o relógio para controlar o tempo
  • Chamar o autocarro entre 05 a 10 minutos antes da hora marcada, assim evitamos ou pelo menos diminuímos as hipóteses de haver atrasos e, por conseguinte, esperas
  • Saiba, atempadamente, o sítio onde os autocarros irão parar e onde irão estacionar enquanto esperam por si e pelo seu grupo
  • Confirme todas as visitas e todos os percursos para controlar o tempo
  • Confirme se todos os participantes estão presentes na chegada e na partida
  • Tenha consigo os contactos dos guias ou de quem irá fazer a(s) visita(s)


Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

sábado, 16 de outubro de 2010

Desporto: Campeonato Mundial de Futebol - 2018/2022




Faltam, ainda, muitos anos para ambos os Campeonatos Mundiais de Futebol contudo, e devido à imponência e à abrangência do espectáculo, a sua preparação começa muitos anos antes.

O BdP irá acompanhar, com atenção, a escolha do(s) país(es) candidatos, sendo que para o Mundial de 2018 Portugal e Espanha concorrem com a Bélgica/Países Baixos, com a Rússia e com a Inglaterra, pois os Estados Unidos retiraram a sua candidatura para este ano.

Acho que é, igualmente, interessante referir que o Mundial de 2022 será disputado apenas pela Austrália, pelo Japão, pelo Qatar, pela Coreia do Sul e pelos Estados Unidos.


Sublinho que a candidatura ibérica é forte, isto graças à vitória de Espanha no campeonato deste ano, ao extraordinário trabalho que Portugal teve na organização do Campeonato Europeu de 2004, à força e ao prestígio de ambos os países no "desporto rei", entre muitos outros factores.


Dentro de pouco mais de um mês ficaremos a saber quem irá organizar este grandioso espectáculo, até lá deixo dois vídeos sobre a candidatura ibérica.








Saudações Protocolares 

Diogo Santos Rosa

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Mensagens


Blog Action Day 2010: Water from Blog Action Day on Vimeo.

Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

À conversa com... Susana de Salazar Casanova


Este mês contamos com a colaboração da Senhora Dra. Susana de Salazar Casanova (SSC); Professora, Formadora na área do Protocolo, da Gestão de Eventos, da Imagem e Relações Públicas e da Comunicação e Consultora de Eventos, para responder às 05 questões que fazem parte desta rubrica.


************ Entrevista ************





BdP - O que a motivou a dedicar a sua vida a esta área?

SSC - A motivação aconteceu com a formação académica avançada que frequentei quando procurei alargar as minhas competências profissionais, nunca pensando que a minha vida profissional fosse mudar radicalmente. Tomei contacto com a área do Protocolo, em Junho de 2003, ao frequentar a Pós-Graduação em Assessoria Empresarial (ISLA-Lisboa), através do módulo de Protocolo Empresarial, leccionado pela Senhora Dra. Isabel Amaral. Gostei muito da Docente, da sua forma de ensinar e, naturalmente, apaixonei-me pela matéria. Estes foram os pontos de partida.

A partir daí e, sempre muito motivada, frequentei continuamente formação superior e fiz investigação em paralelo. Primeiro, ao cursar a 1ª edição da Pós-Graduação em “Imagem Protocolo e Organização de Eventos” (ISLA-Lisboa), coordenada pela mesma Docente; no ano seguinte ao frequentar o “Experto Universitário en Protocolo y Ceremonial”, na Escola Internacional de Protocolo, em Madrid. O Experto Universitário foi muito importante no meu percurso académico, quer pela experiência de estudar em Espanha, ao longo de um ano lectivo, quer pelo amadurecimento dos conhecimentos. Foi um ano desafiante e altamente gratificante. Mais tarde fui realizando outras formações, de curta duração, primeiro em Barcelona e depois em Bruxelas respectivamente na “Europrotocol” e na “International School of Protocol”. Concluí este Verão, o “Master Internacional en Gestión y Organización de Eventos” ministrado no âmbito duma parceria entre a “Universidad Camilo José Cela” (Madrid) e a “Escuela Internacional de Protocolo de Madrid”.

A mudança de rumo profissional aconteceu quando a empresa em que trabalhava mudou de Administração e, consequentemente, eu tive de procurar um novo emprego. O gosto pelo ensino esteve sempre presente e a minha área de licenciatura é disso exemplo - Línguas e Literaturas Modernas. Encarei a área da formação (Protocolo, Imagem Profissional, Organização de Eventos e Secretariado) como uma oportunidade e investi. Quando não se tem emprego não se tem nada a perder. Embora o mercado português não seja muito grande, sou uma pessoa esforçada e muito lutadora, pelo que fui conseguindo avançar em pequenos passos.

BdP - Sendo professora universitária e formadora como analisa o crescente interesse e investimento, tanto no sector público como no privado, nesta área?

SSC - Como Docente e como Formadora vejo o crescente interesse por parte do público, como uma necessidade sentida pelos profissionais em alargarem competências e como um reconhecimento de que o saber nesta área é um elemento diferenciador entre colaboradores com iguais conhecimentos técnicos. Quando uma instituição está a contratar um colaborador todos os aspectos do seu comportamento estão sob avaliação, muito para além do seu “Curriculum Vitae”. Ainda para mais num momento tão complexo como aquele que se vive, com uma taxa altíssima de desemprego.

É muito natural que quer as instituições públicas, como um meio de promoverem a sua imagem, quer as empresas privadas, como uma forma de interagirem com os seus “shareholders” e “stakeholders” procurem, através da formação, dotar os seus colaboradores de todas as ferramentas que lhes permitam melhor transmitir os seus interesses, realizar negócios e contribuir para bons resultados. Acredito que o Protocolo é um instrumento de comunicação poderoso para qualquer profissional empenhado em ter uma carreira de sucesso.

A estes aspectos, acresce o facto de cada vez mais as empresas estarem voltadas para o mercado externo. Evidentemente que, também neste campo, vêem no Protocolo uma necessidade, um instrumento facilitador, um meio para melhor negociarem e se moverem num mundo globalizado. Em ambiente multicultural, uma falha pode condicionar uma parceria ou um negócio. Considere, por exemplo, que o número 4 para os Chineses é um número de azar o que significa que, ao receber um parceiro desta nacionalidade não poderá usar uma viatura que tenha o 4 na matrícula, reservar um quarto que inclua o número 4, organizar uma reunião ou um almoço com 4 pessoas, etc, etc..

Gosto imenso daquilo que faço e fico encantada quando consigo despertar em Alunos e Formandos o interesse pelo estudo na área do Protocolo.

BdP - Tenho acompanhado, com atenção e curiosidade, já há bastante tempo, o blogue que partilha com a Senhora Dra. Cristina Marques Fernandes, o que motivou a criação desse espaço de partilha de informação?

SSC - A criação do blogue protocolopt.blogspot.com foi uma ideia da Cristina Marques Fernandes e não minha. No entanto, imediatamente após a sua criação, o encarei como um desafio e como um meio para partilhar conhecimento junto do público. Aliás essa é a missão do blogue: “Cristina Marques Fernandes e Susana de Salazar Casanova, em parceria, criam este espaço para partilhar informação de Protocolo / Cerimonial / Imagem / Comunicação. O Protocolo é uma ferramenta da comunicação!”.

Antes da existência do blogue procurávamos inteirar-nos, na medida do possível, de temas da actualidade protocolar, mas mais numa perspectiva de investigação. O blogue e o incentivo que fomos recebendo dos nossos Formandos e dos Leitores ao longo dos seus quase quatro anos, deram-nos muita energia para fazer cada vez melhor, para estudar e partilhar cada vez mais informação. Vejo o conhecimento como algo que deve ser partilhado. O ser humano é um ser social e conhecimento sem partilha não faz total sentido.

Como empenhadas que somos em tudo o que fazemos, temos pelo blogue um grande carinho e continuaremos a manter esse espaço actualizado, activo e interessante para o público.

BdP - Desde que trabalha nesta área, qual foi a experiência que mais a marcou?

SSC - É difícil escolher porque tenho tido a oportunidade de viver muitas experiências marcantes.

A primeira acção de formação ministrada foi um marco muito importante, um enorme desafio. Um grande bem-haja à Senhora Dra. Maria da Graça Gomes, Presidente da ASP, pela oportunidade. O ano lectivo transacto, no ISLA-Lisboa, com mais de trezentos alunos foi impactante.
E, adicionalmente, a experiência no âmbito da Formação Profissional, em África, é inesquecível.

BdP - Recentemente, e também com a colaboração da Senhora Dra. Cristina Marques Fernandes, criou uma crónica, de seu nome Protocolo, que é semanalmente publicada no site da revista Sábado, qual tem sido ao feedback dos leitores?

SSC - A “Crónica de Protocolo” surgiu através de um convite directo formalizado por um dos editores da Revista “Sábado”, no final do ano passado. A direcção da “Sábado” procurava alargar a área temática das Crónicas incluindo, também, o Protocolo. Ao pesquisarem na internet descobriram-nos através do blogue e viram em nós uma oportunidade para realizarem os seus objectivos. Levámos algum tempo até ter tudo alinhado mas, desde 7 de Abril, estamos “on-line”, com uma nova Crónica, a cada Sábado.

Aceitámos este desafio e temos recebido dos Leitores muitos comentários, ideias para novas Crónicas e mensagens francamente positivas. Continuaremos a esforçar-nos por agradar a quem nos lê com interesse, com a força e o empenho que nos caracteriza.







************ Entrevista ************


Antes de terminar este post, gostaria de agradecer o seu precioso contributo e a sua disponibilidade.

Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Comunicação Oral (III): Apresentações em Público

S.M. a Rainha Isabel II na Sede da ONU, Nova Iorque, Julho de 2010
Fazer uma apresentação/exposição para pessoas nem sempre é fácil, note-se que nem todos estão à vontade e confortáveis quando têm a atenção virada para si, há pessoas que preferem ficar no backstage, contudo, e por vezes, isso nem sempre é possível, mas quando somos convidados, forçadamente ou não, para expormos um determinado assunto como nos devemos comportar e agir?

Os nervos são inevitáveis, contudo tem de se conscencializar que aquela situação não é o fim do mundo e que se está ali é porque as pessoas que o nomearam/convidaram para ser orador têm confiança em si e no seu trabalho.


Depois desta pequena introdução, afinal o que precisamos de fazer para que a nossa exposição tenha o sucesso desejado? Eis algumas dicas, separadas, em categorias, que o(a) podem ajudar:


Comportamentos




  • Aja com naturalidade e tente controlar, ao máximo, a ansiedade e os nervos
  • Tente envolver-se com a sua audiência e esteja atento aos seus comportamentos e atitudes
  • Mantenha o eye contact
  • Faça pausas (respire e beba um pouco de água)
  • Tenha atenção os gestos, não gesticule demasiado mas também não seja apático
  • Seja carismático(a), educado(a), simples e elegante
  • Não fale para dentro, isto é, tente ter uma boa projecção de voz
  • Não aponte
  • Não coloque as mãos nos bolsos


Imagem
  • Utilize uma indumentária com a qual se sinta confiante e confortável mas que esteja em excelente estado de conservação
  • Antes de subir ao palco veja se não há nada que possa ser melhorado (o cabelo, os óculos, o lenço, as meias, entre outros)
  • Se a sua estatura for baixa lembre-se de o referir à organização, isto para se evitarem peripécias e episódios menos simpáticos com o microfone e com o púlpito


Dont's
  • Não tente ser engraçado caso não o seja naturalmente (existem pessoas que devido aos nervos decidem utilizar a graça como arma de defesa mas acabam por se tornar, por vezes, inconvenientes e/ou ridículos) 
  • Não improvise
  • Não fale sobre assuntos que não domina
  • Não faça uma apresentação demasiado longa


Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa





sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Comunicação Escrita (VI) - Powerpoint


Hoje em dia todos nós utilizamos o famoso powerpoint quando somos chamados a fazer uma apresentação, contudo a sua utilização deve ser, sempre, alvo de atenção e cuidado. 

Assim sendo, eis alguns dos aspectos que deve ter em linha de conta quando faz uma apresentação utilizando este suporte informático:

  • Não coloque muito texto (use, preferencialmente, imagens e palavras-chave) 
  • Não utilize fundos e letras berrantes
  • Faça sempre a revisão ortográfica
  • Não utilize vocabulário que não domina e não utiliza com regularidade
  • Não use muitas páginas
  • Não utilize demasiadas animações
  • Utilize uma boa fonte de letra
  • Seja criativo mas simples e objectivo
Deixo, ainda, um vídeo que encontrei no youtube com mais informação sobre esta temática







Saudações Protocolares 

Diogo Santos Rosa

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

V Jornadas Internacionais de Protocolo (III)



A pouco mais de um mês das V JIP - Jornadas Internacionais de Protocolo, a APEP - Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo disponibilizou, a 01 do corrente, um nova ficha de inscrição bem como mais algumas informações sobre as já conhecidas e apreciadas Jornadas.

Este ano, como já aqui tive a oportunidade de referir, o rol de oradores é muito interessante e internacional bem como o tema base, ou seja, "Inovação e Protocolo na Organização de Eventos".

As JIP têm vindo a marcar a agenda dos profissionais e aspirantes desde 2006 e já se tornaram uma referência aquém e além fronteiras. 

Saudações Protocolares 


Diogo Santos Rosa


terça-feira, 5 de outubro de 2010

Cerimónicas Oficiais: Centenário da República





Com a morte de Sua Majestade o Rei D. Carlos I e do seu filho, o Príncipe Herdeiro, S.A.R. D. Luís Filipe, a 01 de Fevereiro de 1908, em Lisboa, S.A.R. D. Manuel II, o Duque de Beja e Infante de Portugal, ascendeu ao trono e tornou-se o Rei de Portugal, contudo com a revolução de 05 de Outubro de 1910 a monarquia é derrubada e é proclama a república . 

Passado um século desse episódio, os portugueses unem-se para celebrar este importante acontecimento que alterou, por completo, o país e a sua realidade.

Em 100 anos desta forma de governo tivemos três repúblicas: a Primeira República ou República Parlamentar (1910-1926), a Segunda República (Ditadura Nacional (1926-1933) e Estado Novo (1933-1974)) e a Terceira República, que é a que nos tem vindo a acompanhar desde 25 de Abril de 1974.

Durante estes 100, Portugal tornou-se um país diferente, um país mais desenvolvido, mais solidário e estrategicamente importante nomeadamente entre a Europa e países com os quais, por razões históricas ou não, se tornaram parceiros importantes.

Portugal é membro fundador da EFTA, da NATO, da OCDE, da ONU e da IRENA, e é ainda co-fundador da CPLP e membro da União Europeia.     

Além disso, Portugal é uma referência de cultura, de património e de diversidade no mundo.

A capital, Lisboa, já acolheu grandes eventos (Expo'98, Cimeiras, Celebrações, Assinaturas, entre muitos outros) e é, cada vez mais, uma referência quando falamos de turismo.

Nem mesmo as dificuldades e os problemas que têm pautado a agenda nacional, em várias ocasiões no último século, conseguiram tirar o brilho e a importância deste pequeno país, outrora Império, que tem tanto para dar e para mostrar ao mundo.

Quanto às celebrações propriamente ditas, para sinalizar o centenário da República têm-se vindo a organizar uma série de iniciativas e eventos, sendo que os mesmos podem ser consultados na página centenariorepublica.pt.

Para consultar o programa oficial do 05 de Outubro de 2010 queira visitar o seguinte link, devido ao extenso programa decidiu-se que seria mais fácil colocar apenas a referência ao site.

Antes de terminar este post gostaria de deixar um pequeno vídeo sobre Portugal, que já aqui coloquei, e que nos permite ver a riqueza e a história deste grande país.

Versão Portuguesa


English Version




Informações Adicionais:
Lista de Primeiros Ministros (Monarquia e República)


VIVA PORTUGAL!

Saudações Protocolares 

Diogo Santos Rosa