Seja bem-vindo ao BdP – Bureau du Protocole, um blogue actual onde poderá ler artigos sobre variadíssimos assuntos ligados, em particular, ao mundo do Protocolo, da Etiqueta e da Diplomacia.

Welcome to BdP – Bureau du Protocole, a blog where you will have the chance to read many articles on many different subjects specially linked to the field of Protocol, Etiquette and Diplomacy.

Diogo Marques dos Santos

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Small Talk


Seja num contexto mais profissional seja num contexto mais privado todos nós nos valemos do que os anglo-saxónicos apelidam de "small talk".

Quando recebemos alguém numa empresa, por exemplo, e como bons anfitriões que devemos ser, temos de falar com ela, assim sendo devemos abordar certos assuntos que nos permitam comunicar com o nosso interlocutor sem entrarmos demasiado na sua intimidade. Normalmente, e podem constatá-lo em variadíssimas situações, existem dois ou três tópicos que são sempre, mas sempre, abordados: o tempo, a viagem (se correu bem ou mal) e se teve problemas para encontrar a instituição; se houver alguma confiança entre as pessoas pode até falar-se de outros assuntos mas estes três são os mais seguros, por assim dizer.

Se estivermos a falar num contexto mais privado podem abordar-se outros assuntos, tudo depende do objectivo que se quer ao puxar conversa com certa pessoa e do ambiente onde nos encontramos.

Independentemente da situação, a elegância e a naturalidade são sempre apreciadas.

Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Entrevistas



A Senhora Dra. Isabel Amaral, Presidente da APEP - Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo, foi capa da 1ª edição da revista "Formação e Negócios", editada pela Escola de Negócios da Beira.


Tendo em conta que o Protocolo é o assunto base do blogue considerou-se fundamental disponibilizar esta entrevista.


Na mesma, a Presidente da APEP aborda pontos muito interessantes e relevantes, veja-se o caso dos detalhes, do perfil do gestor/responsável de/pelos eventos, do improviso, da formação, entre outros aspectos.

Antes de terminar esta pequena introdução, gostaria de parabenizá-la e sublinhar, mais uma vez, o incansável e excelente trabalho que tem desenvolvido tanto na APEP como enquanto docente/formadora e oradora em Portugal e no estrangeiro.

NB: Para ler melhor a entrevista carregue na fotografia para que a mesma seja ampliada.











Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Cortesia


Hoje em dia, e infelizmente que assim é, foram-se perdendo algumas formalidades, veja-se o caso de abrir a porta do carro à entrada e à saída, ajudar a pessoa (seja homem ou mulher) a sair do mesmo, segurar a porta do elevador, cumprimentar quem partilha o elevador connosco, segurar a porta e deixar a outra pessoa passar, entre outros exemplos.

Contudo, ainda conseguimos encontrar algumas pessoas que o fazem mas por ser caso raro as mesmas são vistas como sedutoras e encantadoras, e entende-se a razão.

Pessoalmente, considero que essas atitudes/atenções são muito bem vistas e apreciadas e, claro, as mesmas são sinónimo de cortesia, de educação e de respeito.

Sempre achei de extrema elegância um senhor abrir a porta do carro à sua mulher, o administrador de uma empresa segurar a porta e deixar a senhora da limpeza passar (é real, não fantasioso), entre outros exemplos. Engane-se quem pense que a grandeza do ser humano está apenas patente nas pessoas que têm uma conta bancária com imensos zeros, uma quinta no Douro, uma herdade no Alentejo, um castelo em Itália, um apartamento em Nova Iorque ou um Palácio em França; a grandeza está nos simples mas tão apreciados gestos, na nossa elegância e na nossa forma de estar na vida, aliás não é a primeira vez que o refiro nem sou a primeira pessoa a dizê-lo.

São estas petites choses que fazem toda a diferença.

Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Música no Bureau du Protocole


Bem sei que faço a sugestão musical da semana mas como hoje está imenso calor, pelo menos em Lisboa, achei que faria todo o sentido colocar aqui uma música para descomprimir um bocadinho.

Para quem gosta de músicas mais calmas escolhi o "Danúbio Azul", primeiro vídeo, e para quem gosta de músicas mais mexidas "Brasil simphony", segundo vídeo. Ambos os concertos foram conduzidos pelo conhecido violinista e regente holandês André Rieu, vulgo "Embaixador das Valsas".





Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Comportamento nos transportes públicos


Seja de comboio, de barco, de metro ou de eléctrico as regras comportamentais devem ser semelhantes. Já aqui falámos sobre regras de comportamento mas achou-se que faria todo o sentido abordar, com mais detalhe, o que podemos/devemos, ou não, fazer nos transporte públicos.

O que se pode/deve fazer?
  • Respeitar o nosso espaço e o espaço alheio
  • Ceder o lugar a pessoas mais velhas, a grávidas ou pessoas com filhos pequenos
  • Levantar-se para deixar a pessoa sair ou entrar no espaço próprio para nos sentarmos
  • Ser educado (dizer com licença, obrigado/a)
  • Ter o título de transporte válido e perto de si

O que não se pode/deve fazer?
  • Falar muito alto ao telefone ou com a pessoa do lado
  • Falar sobre assuntos pessoais (seja bem ou mal)
  • Ocupar mais do que o seu lugar (não coloque sacos/malas no banco do lado)
  • Colocar-se em frente à porta porque irá condicionar as entradas e as saídas
  • Deitar papéis/latas para o chão
  • Comer (pelo menos produtos que deitem migalhas, farinha ou com molhos/cremes)
  • Discutir
  • Estragar, rasgar ou sujar

Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

domingo, 22 de agosto de 2010

Questionário


Tendo em conta que este blogue é acima de tudo informativo, mas também pretende ser dinâmico, achou-se interessante interagir com os leitores, assim sendo, a partir de hoje, iremos lançar, semanalmente, uma questão que esteja relacionada com o assunto base do blogue. Eis a questão desta semana:

Considera que ter conhecimentos de Protocolo é importante na sociedade actual?

Foram disponibilizadas 03 possíveis respostas: SIM | NÃO | TALVEZ e tendo em conta que a sua opinião conta gostaríamos de saber em que se baseou para responder à pergunta formulada. Poderá fazê-lo através do e-mail: brand.new.portugal@gmail.com (É facultativo!)

Informações adicionais:

Caso envie a sua opinião, queira, por gentileza, indicar os seguintes dados: Nome, Localidade, País, Profissão (É opcional! Ao pedir a profissão o objectivo é tentar entender quem são os nossos leitores: profissionais na área, curiosos, interessados, estudantes, entre outros grupos) e colocar no assunto a resposta escolhida, para facilitar a triagem.

Note-se que as opiniões serão divulgadas semanalmente num post dedicado inteiramente à pergunta.

Ficamos à espera do seu feedback.

Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

sábado, 21 de agosto de 2010

Formação no ISLA Lisboa


Já se encontram abertas as inscrições para as pós-graduações no ISLA Lisboa e serve o presente "post" para me referir a uma em especial: Imagem, Protocolo e Organização de Eventos - IPOE.

Este curso, que é coordenado pela Senhora Dra Isabel Amaral, Presidente da APEP - Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo e uma das maiores experts na área em Portugal, tem na sua componente matérias muito interessantes e úteis bem como um corpo docente reconhecido, experiente e muitíssimo competente.

Este curso tem tido adesão enorme nos últimos anos, note-se que já foram muitas as edições, e por essa razão é uma referência para quem pretende especializar-se na área.

Nas seguintes ligações poderão ler mais informação, nomeadamente sobre seguintes tópicos:

Invista na sua formação, vá mais longe, arrisque e junte-se a nós na aventura que é o Protocolo e a Organização de Eventos!

Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Pedido de desculpas


Todos nós, alguma vez, devido a vários factores, podemos ter tido uma reacção mais agressiva ou menos simpática para com um familiar, um amigo, um companheiro, e note-se que pode acontecer a qualquer pessoa, contudo, e após o mal já ter sido feito, por assim dizer, a verdadeira personalidade do ser humano releva-se quando o mesmo reconhece que não esteve bem naquela situação e desculpa-se pelo sucedido.

Pedir desculpa não é sinónimo de fraqueza, é, no meu ponto de vista, sinónimo de grandeza, de educação e de genuinidade.

Mas como devemos efectuar um pedido de desculpas?

Pode chamar a pessoa à parte ou em público (depende do local onde aconteceu a situação) e pedir desculpas, pode convidar a pessoa para jantar/almoçar, pode, além do pedido de desculpas, oferecer um presente, as alternativas são imensas mas o que importa, realmente, é esclarecer o mal-entendido e tentar evitar que situações semelhantes ocorram.

Seja paciente, seja cordial e tente controlar-se, mesmo perante uma situação de stress.

Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Declinar convites


Ser convidado para jantares, festas, eventos é comum contudo, em alguns momentos e por várias razões, poderemos ser "forçados" a declinar esse convite. Vejamos as dicas e os conselhos que Vicky Fernandes nos dá a conhecer para resolver esta situação.

Como posso declinar um convite?

"Com antecedência. Esta será a primeira regra a observar. Depois é preciso pensar com cuidado no motivo pelo qual se está a declinar o convite: se for um impedimento de força maior (motivos de saúde, compromisso inadiável ou programado com ainda mais antecedência), deverá ser sincero e dizê-lo. Mas quando não se comparece a um evento porque simplesmente não se tem vontade, não é de todo simpático dizê-lo. São as chamadas mentiras piedosas que não fazem mal a ninguém e, pelo contrário, até promovem a harmonia social. Pense numa boa desculpa e imprima nela todo o seu charme. Com certeza que será perdoado/a"

in Fernandes, Vicky (2009), Chic em qualquer ocasião, Lisboa, Esfera dos Livros

Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

terça-feira, 17 de agosto de 2010

"Seating"


Em Portugal quando adquirimos um bilhete para viajarmos (autocarro, comboio, avião) ou para vermos um espectáculo ou mesmo para irmos ao cinema os mesmos estão devidamente identificados com a fila e com o número respectivos, exceptuando em casos muito especiais, recordo-me dos cinemas do "El Corte Inglés", por exemplo, aí podemos sentar-nos onde preferirmos.

Escrevo sobre esta temática porque, para mim, é de extrema importância respeitar o lugar que nos é dado e nunca, mas nunca, mudarmos de lugar, claro que podemos mudar mas apenas se nos certificarem que os lugares os outros lugares irão ficar vazios, o que pode acontecer (cancelamento, adiamento, entre outros exemplos), mas só se houver garantias.

É chato termos de andar à procura dos nossos lugares e ainda e ainda mais chato se torna quando finalmente o encontramos e alguém está lá sentado. Esta situação é desconfortável e, além disso, tal como outras tantas situações, pode criar atritos e, mediante o temperamento das pessoas, discussões.

Para evitar este tipo de situações opte por sentar-se no lugar que le é devido e se, por alguma razão, vir um lugar vazio certifique-se que o mesmo irá assim permanecer.

Note-se que este conselho é aplicado a todos os sítios, seja nos exemplos que anteriormente apliquei seja numa reunião, num evento, entre outros.

Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

sábado, 14 de agosto de 2010

O campo - comportamentos e regras



Tendo em conta que grande parte dos portugueses está de férias em Portugal ou no Estrangeiro, achou-se que seria pertinente abordar os comportamentos que devem ser praticados quando vamos de férias para o campo.

Como é de calcular, no campo confrontamo-nos com certas situações e certos hábitos que na cidade não se constatam com tanta frequência, veja-se o caso dos animais, selvagens ou domésticos, por exemplo.

Assim sendo, como nos deveremos comportar e agir numa casa no campo?

Tente manter os mesmos hábitos que tinha se estivesse em casa, por exemplo: a limpeza, a organização, a ordem e a disciplina que marcam o dia-a-dia da sua casa na cidade.

E estando a falar desta temática, torna-se relevante referir, ainda, alguns cuidados que deve ter quando se desloca para o campo, tais como:
  • Pomadas e medicamentos (para eventuais queimaduras, dores, desconforto, alergias, entre outros)
  • Roupa e acessórios adequados
  • Preparação para eventuais situações (animais, poeiras)

Boas férias e aproveite o descanso que, certamente, é merecido!

Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

"O presente perfeito"


"Um presente é sempre um reflexo de uma relação. Pode conter uma declaração, um agradecimento, um pedido de desculpas. Por isso mesmo, deve ser escolhido com tempo e tacto, nunca deixando que o acaso se encarregue da decisão da compra.

Em baixo, deixo algumas ideias e sugestões de presentes para elas e para eles, sempre com a ressalva de que estes devem ser pontos de partida para uma busca e não a própria descoberta.

Para elas:
  • flores
  • jóias
  • acessórios (uma carteira, um lenço, um chapéu)

Para eles
  • relógio
  • artigos gourmet (como charutos e vinhos)
  • gravatas

Para ambos:
  • uma experiência (massagem no spa, maquiagem...)
  • um objecto relacionado com um hobbie (jardinagem, golfe, ténis)
  • livros e CD

A evitar
  • roupa (é sempre difícil acertar na mouche, combinando gosto e o tamanho certo)
  • objectos íntimos ou demasiados pessoais (esses reservam-se apenas às pessoas muito chegadas)"
Fernandes, Vicky (2009), ""Chic em qualquer ocasião", A Esfera dos Livros, Lisboa

Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Nós e as redes sociais


As redes sociais vieram, sem qualquer sombra de dúvida, alterar a forma como comunicamos e como interagimos com os nossos amigos, conhecidos e familiares, contudo as mesmas redes sociais, veja-se o caso do Facebook, do Twitter, do Ning, entre outras, fizeram com que os seus utilizadores perdessem alguma sensibilidade nomeadamente no que diz respeito a assuntos pessoais e de foro intimo.

Hoje em dia, e se o nosso amigo, ou nós, não tiver a sensibilidade necessária, ficamos a saber tudo o que ele faz e que é bom saber, imagine-se uma viagem que agradou, um restaurante que recomenda, um momento que marcou pela positiva, etc, e tudo o que não deve ser divulgado mas ele divulga como por exemplo: o jantar intimido com a mulher, um momento particular com a família, um jantar onde convidou a pessoa "x" e não a pessoa "y", falar mal do chefe ou do colega, entre vários outros assuntos.

Tenha atenção com o que divulga, por uma questão de segurança e para evitar problemas e situações confrangedoras. Pense sempre se o que pretende divulgar vale a pena ser público ou se não será melhor falar em privado, seja por mensagem, por telefone ou por carta.

É normal que gostemos de partilhar com as pessoas que nos querem bem e vice-versa momentos que nos marcam e situações que vivemos mas lembre-se que os excessos nunca fizeram bem a ninguém.

Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

A Bandeira Nacional




No último post falei sobre os símbolos nacionais da República Portuguesa e para dar seguimento a essa ideia eis a crónica que Cristina Marques Fernandes escreveu na revista "Sábado" sobre a temática.

"Pareceu-me oportuno neste momento – tendo em conta o recente Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas – abordar um tema, por excelência, de Protocolo – A Bandeira Nacional.
Por outro lado, também não é despiciendo o actual contexto de “fervor futebolístico” vivido pelos Portugueses, levando o “espírito patriótico” ao rubro… mesmo que com utilização da Bandeira Nacional em situações de gosto claramente duvidoso…
A Bandeira Nacional é um Símbolo Nacional determinado no nº 1 do artigo 11º da Constituição da República “símbolo da soberania da República, da independência, da unidade e integridade de Portugal é a adoptada pela República instaurada pela Revolução de 5 de Outubro de 1910”.
A respectiva utilização está legislada pelo Decreto-Lei nº 150/87, de 30 de Março, resumindo-se, de forma breve, no seguinte:

  • A Bandeira Nacional deve ocupar sempre o lugar de honra em Território Nacional ou nas Missões Diplomáticas e Consulares Portuguesas no estrangeiro;
  • Nenhuma bandeira ocupará um ponto mais alto do que o da Bandeira Nacional;
  • Em caso de luto nacional, a Bandeira Nacional é posta a meia haste;
  • É hasteada entre as 09:00h e o pôr-do-sol em todos os departamentos do Estado e, se hasteada à noite, deverá estar iluminada;
  • Em caso de colocação de duas bandeiras, a Bandeira Nacional é colocada à direita, isto é, à esquerda de quem olha de frente;
  • Se forem três bandeiras, a Bandeira Nacional é colocada ao centro.

Refiro, ainda, que a Bandeira Nacional, enquanto emblema da Pátria, deve ser mantida em excelente estado de conservação, pelo que deverá ser substituída sempre que se encontre, por exemplo, a desfazer-se ou desbotada. Enquanto Símbolo Nacional é um bem jurídico sujeito a tutela penal: quem faltar ao respeito devido à Bandeira Nacional estará sujeito a pena de prisão ou multa."

Revista: "Sábado" | Crónica: Protocolo | Cronistas Cristina Marques Fernandes & Susana de Salazar Casanova

Deixo ainda um pequeno vídeo sobre a evolução da bandeira deste a 1a dinastia até aos dias de hoje.




Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

domingo, 8 de agosto de 2010

Portugal, uma análise






Portugal, ou República Portuguesa, tal como outros países, é rico em história, património, tradições, entre outros, assim sendo achei que faria todo o sentido falar um pouco sobre a nossa identidade, embora que de uma forma muito resumida.

Informações Gerais

Nome: Portugal, oficialmente República Portuguesa
Capital: Lisboa
Língua Oficial: Português (Língua Portuguesa)
Moeda: Euro

Individualidades

Presidente da República: Senhor Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva
Mulher do Presidente da República: Senhora Dra. Maria Cavaco Silva
Presidente da Assembleia da República: Senhor Dr. Jaime Gama
Primeiro-Ministro: Senhor Eng. José Sócrates Pinto de Sousa
(consultar a Lei das Precedência do Protocolo de Estado para mais informações)

Símbolos Nacionais


Em próximos posts irei abordar cada um dos pontos com maior atenção e detalhe.

Para terminar este artigo deixo, ainda, um pequeno vídeo, que se pode encontrar no youtube, que demonstra, e bem, a nossa riqueza.



Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

"Responda Se Faz Favor: O protocolo dos convites"


"Enquanto profissionais (e não só) somos frequentemente convidados para diversos eventos: festas, espectáculos, lançamentos de livros, casamentos, inaugurações… Até aqui, nada de novo. O que nem sempre fazemos é responder ao convite. E, são várias as razões porque tal acontece.
Manda o protocolo que um convite seja respondido no menor tempo possível, preferencialmente logo após a recepção ou, no máximo, nos dias seguintes. Na maioria das vezes sabemos, no momento em que recebemos o convite, que teremos de o declinar: porque temos outros compromissos, porque estamos de férias ou, simplesmente, porque não estamos interessados em aceitar. Tudo isto é válido!
Há, contudo, um aspecto muito importante: receber um convite significa que alguém pensou em nós, que nos seleccionou num vastíssimo número de pessoas e que, naturalmente, gostaria que participássemos no evento.
Então, porque existem tantos convidados que nunca respondem ou agradecem? Acredito que a principal razão é por desconhecerem – perdoem-me a franqueza –, a importância que tem responder. O anfitrião, ao organizar um evento, seja ele de pequena ou de grande dimensão, precisa de saber o número de participantes para estimar ou ajustar custos e para efectuar um planeamento real do acontecimento em causa. Para isso precisa da nossa resposta.
O não responder a um convite para um evento em que exista marcação de lugares sentados causa transtornos incríveis à organização. No caso particular do protocolo obriga a que, em cima do acontecimento, se tenha de reorganizar rapidamente mesas de refeição ou lugares em auditório.
Deixo, de seguida, algumas indicações com o objectivo de facilitar a interpretação de algumas expressões utilizadas em convites. A sigla R.S.F.F. é o pedido de resposta e dá título à crónica (“Responda Se Faz Favor”). A designação R.S.V.P. é a expressão correspondente em língua francesa “Répondez s’il vous plaît”, usada internacionalmente mesmo em países de língua inglesa e nalguns lusófonos. Merece atenção a expressão: “só negativas” que significa que apenas responde quem não comparece ao evento.
Por fim, se tem dois ou mais convites para o mesmo dia ou semana, seleccione aquele que mais o atrai e agradeça os demais!
Susana de Salazar Casanova"

Revista: "Sábado" | Crónica: Protocolo | Cronistas: Cristina Marques Fernandes e Susana de Salazar Casanova
_________________________

Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Espreitar


Quando criei este blogue não quis utilizar a primeira pessoa, embora em alguns casos o pudesse ter feito, optei sempre por usar a terceira pessoa, contudo hoje acho que faz todo o sentido utilizar esse registo, uma vez que se trata de uma situação que se passou comigo.

Esta manhã ia no metro a ler a revista "Sábado" e eis que dou com a senhora do lado não a espreitar mas a ler integralmente o artigo daquela página.

A situação não é inédita, acho que todos já tivemos a tendência, a curiosidade ou a vontade de fazermos o mesmo/todos já vivemos situações semelhantes, eu próprio já tive, mas uma coisa é dar uma espreitadela com elegância e sem quase ser notada e outra, bem diferente, é estar com a cabeça virada para a revista -ou outro elemento- alheia. Quase que dá vontade, e acredite que me deu, de perguntar: Já leu? Posso virar a página? Então o que achou do artigo?

Parecendo que não, no meu ponto de vista, é um gesto um pouco incómodo e nada polido.

Opte sempre pela subtileza e pela elegância nas suas atitudes e nos seus gestos porque nem todas as pessoas reagem da mesma forma perante uma situação semelhante.

Saudações Protocolares

Diogo Santos Rosa